Boa forma

Exagerar na altura do salto pode ser prejudicial

13 ago 2009 às 15:16

O salto alto é considerado um símbolo de elegância entre as mulheres e muitas delas não abrem mão de usá-lo todos os dias. O problema é que o uso constante pode colocar em risco a saúde da coluna e do joelho.

De acordo com o ortopedista Fabio Ravaglia, a mulher força a postura para ficar equilibrada em cima do salto e, consequentemente, aumenta a lordose (curvatura da coluna lombar). "A mulher permanece empinada para frente para compensar e isso altera o centro da gravidade, o que dá dor nas costas e no joelho também".


O médico ainda dá uma dica. "Se for necessário a mulher trabalhar todos os dias de salto, ela pode optar pelos modelos anabela, plataforma ou então saltos com 3 ou 4 centímetros, com bico quadrado ou bem arredondado para adaptar melhor o pé e não deformar os dedos. Mas o melhor mesmo é que as pessoas usem os que têm sola de borracha, como os sapatênis".


Sapatos com plataforma ajudam a distribuir melhor o peso do corpo. Já os com salto agulha são responsáveis pelo encurtamento dos músculos da panturrilha, pois elevam demais o calcanhar. Segundo Ravaglia, o ideal é que a menina comece a usar salto apenas após a primeira menstruação; ou seja, quando o corpo já está desenvolvido.

Diante de tantos malefícios, como torções, dores e calosidades, o médico ressalta um benefício proporcionado pelo salto alto. "Ele é bom para fortalecer a musculatura da perna, mas deve ser usado com cautela", recomenda.


Continue lendo