Boa forma

Esportes sobre rodas combinam boa forma com diversão

10 jan 2013 às 11:42

Combinar exercício com diversão é o sonho de toda mulher que se acaba na academia, mas que no fundo, não curte este estilo de atividade para manter a forma. Se você quer mudar essa situação, pelo menos no verão, quando é possível se exercitar ao livre, a dica é apostar em esportes sobre rodas.

Para praticar sozinha ou em grupo, em alta velocidade ou ritmo de passeio, existem modalidades sobre rodas para todos os gostos. Bike, patins, skate e trikke são ótimas atividades para escapar da rotina sem abandonar os exercícios durante as férias ou o fim de semana. Além de definirem os músculos, elas são modalidades aeróbicas poderosas e, portanto, torram calorias e turbinam o fôlego.


Skate para meninas


Quem disse que skate é coisa pra garotos? Andar de skate trabalha glúteos, abdômen, coxas e panturrilhas, além de braços e costas, que você também precisa mexer para conseguir impulso e sair do lugar. Uma hora de atividade queima até 500 calorias - isso para quem está começando e fica no anda, para, anda, para... Quando você passa para manobras mais avançadas, com curvas, ladeiras e velocidade, o gasto calórico dispara. Dica: quanto mais longo e largo o shape, mais estável é o skate. Para iniciantes os long boards, o skate tipo pranchão, é o mais indicado.


Aposte na magrela


Na rua ou na academia, para entrar em forma, se deslocar de um lugar para outro ou dar uma força para o meio ambiente... Cada um tem seu lugar preferido e motivo para pedalar, mas o fato é que a magrela faz um bem danado para o corpo: pernas, bumbum e barriga tonificados (fora os braços, que trabalham de forma isométrica enquanto você segura o guidão), muitas calorias queimadas e fôlego em dia, sem falar na sensação de liberdade e no chega para lá no estresse. O gasto calórico varia de um tipo de bicicleta para outra - de 400 por hora na ergométrica a 700, em média, no spinning.


Patinação é tudo de bom!


Calce os seus e saia deslizando pela rua, pelo parque ou pelo calçadão e trabalhe pernas, bumbum e toda a musculatura do abdômen, além de desafiar o equilíbrio, a coordenação e a coragem para se aventurar sem medo de cair no chão. Uma hora de patinação chega a torrar 600 calorias e é um ótimo exercício aeróbico. O melhor: sem impacto nas articulações.


Patinete para brincar como criança

O trikke, essa espécie de patinete articulado com três rodas não tem motor nem pedal e só depende da movimentação do corpo para um lado e para o outro (mais ou menos como se você estivesse esquiando) para sair do lugar e atingir até 30 quilômetros por hora no plano. Pilotar o equipamento trabalha o corpo inteiro, principalmente os músculos da frente e de trás das coxas, glúteos e panturrilha, além de braços e abdômen para se equilibra e determinar a direção do deslocamento. Resultado: até 500 calorias a menos em uma hora de atividade, fora o treino de equilíbrio, coordenação, concentração, agilidade, força e percepção de espaço. Se você gosta de velocidade e vento no rosto e estava procurando um jeito de malhar e se divertir como nos tempos de criança, vai amar esta brincadeira. (Fonte: MdeMulher)


Continue lendo