Boa forma

Especialista dá dicas de como envelhecer com saúde

24 set 2009 às 10:14

No próximo dia 01 de outubro (quinta-feira) comemora-se o Dia do Idoso, e o Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André alerta sobre a importância de chegar à terceira idade com qualidade de vida. O geriatra, João Magliano Neto afirma que para isso é importante que os cuidados tenham início cedo, além de mantê-los continuamente. Como o envelhecimento é inevitável, o importante é adotar atitudes saudáveis, otimizando o processo.

O ideal é que por volta dos 35 anos de idade a pessoa inicie um programa de prevenção de problemas de saúde, verificação de doenças predispostas - genéticas, aliadas à prevenção e cura, fatores determinantes para melhorar a saúde.


Para conquistar uma vida saudável é necessário alimentar-se bem, praticar exercícios, não fumar, consumir álcool em doses pequenas - uma a duas taças de vinho tinto seco por dia diminui o risco de um evento cardiovascular - controlar o estresse, diminuir a obesidade, tomar vacinas e usar camisinha para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.


Certas doenças como as cardiovasculares, o diabetes e as articulares raramente invalidam o idoso, que atualmente tem vida social ativa. Mas, para garantir disposição, boa saúde, habilidades para realizar tarefas de forma segura, eficiente e sem cansaço excessivo é importante que o envelhecimento seja ativo e saudável, englobando a parte física, mental, social, profissional e afetiva.


Segundo o especialista, a maior preocupação das pessoas é chegar à terceira idade sem doenças que limitem suas atividades, sem deixá-las dependente de outras pessoas. "O processo de envelhecimento está ligado às escolhas feitas ao longo da vida, como o estilo de vida adotado, personalidade, parceiro amoroso, vida sexual, atividades, prática de exercícios físicos e alimentação. Todos esses fatores alteram a forma de envelhecer, a genética de cada indivíduo também é fator relevante", explica Neto.


A atividade física é importante em qualquer idade, pois ajuda na prevenção de doenças, melhora o corpo e a mente. No idoso é fundamental já que fortalece os músculos e ajuda na recuperação de algumas enfermidades, além da melhora da parte cardiovascular, respiratória, prevenção de trombose, rigidez articular, alongamento, força e resistência muscular, o que ajuda na prevenção de quedas, redução de estresse e depressão.


Na terceira idade é importante que homens e mulheres mantenham a rotina de consultas e exames periódicos, porém com as complementações recomendadas pelo especialista de acordo com a idade, como passar por avaliações cardíacas e manter a vacinação em dia.


Uma dieta balanceada e uma boa alimentação também são recomendadas, pois evitarão o sobrepeso e a obesidade, consequentemente os problemas relacionados às alterações de insulina, gorduras no sangue, artereosclerose e câncer.


A alimentação saudável garante maturidade tranquila, capaz de atingir os 90 anos com disposição e saúde. Modificações nos hábitos alimentares, aliados à prática de exercícios físicos antes da vida madura trazem grandes benefícios para o corpo e para a mente, além de exercer papel fundamental no retardo do envelhecimento, auxiliando na manutenção do peso e resistência às doenças. Uma boa dica é fazer uma dieta com polivitaminas à base de cálcio, vitamina D e exercícios físicos, fundamentais para a saúde óssea.


Se a alimentação é deficiente e não proporciona ingestão suficiente de fibras, vitaminas, minerais e outros componentes são necessários a incorporação de complementos alimentares, principalmente para as pessoas que apresentam um ritmo de vida agitado e já passou dos 50 anos.

Para se ter longevidade, 25% depende da qualidade e funcionamento dos genes e os outros 75% recaem sobre o estilo de vida. Portanto, é importante que a pessoa conviva bem com sua imagem, sem tensões que colaboram para a produção de radicais livres. "Se o indivíduo aceitar a idade com bom humor, as mudanças serão tranquilas. Sair de casa e continuar a viver bem de forma independente ajudará ter motivação para se cuidar", explica o especialista.


Continue lendo