Uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, comprovou que uma boa noite de sono está diretamente relacionada a uma alimentação equilibrada durante o dia, principalmente ao que se ingere nas horas que antecedem o momento de dormir.
O estudo mostrou que as pessoas que consomem mais calorias, dormem menos por noite, enquanto as que consomem menos possuem mais horas de sono. No meio termo estão os indivíduos que dormem aproximadamente oito horas todos os dias, conforme o indicado por especialistas. Como resultado, as pessoas que têm uma dieta variada estão entre as que dormem o período aconselhado e, consequentemente, pessoas que dormem pouco, possuem uma alimentação desequilibrada.
Segundo Carlos Rocha Junior, neurocirurgião cooperado a Unimed Costa Oeste, além de uma boa dieta é necessário cuidar com os tipos de alimentos consumidos antes de ir para a cama. "O ideal é comer até duas horas antes do sono e alimentos de fácil digestão, como frutas, legumes cozidos e iogurte", observa. "Durante o sono, o metabolismo é mínimo e a ingestão de carnes e gorduras diminuem a velocidade de esvaziamento gástrico", explica.
Leia mais:
Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades
Confira quatro dicas para começar a praticar esportes
Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames
Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil
Bebidas
Evitar o consumo de bebidas estimulantes como: chá preto, chá verde, refrigerantes e café, auxiliam na hora de dormir. Outros tipos de bebidas conhecidas por induzir o sono são as que possuem álcool. Segundo Rocha, o álcool pode gerar o sono, mas a qualidade é pior. "O sono se divide em pequenos períodos, o que chamamos de fragmentação e também as fases mais superficiais, de sono mais leve, ocupam a maior parte do tempo total deste tipo de sono", comenta.
Fatores
Segundo o neurocirurgião, outros fatores resultam na má qualidade do sono, entre elas: roupas desconfortáveis, ambientes com barulhos ou com muita luz, colchão com densidade inadequada e temperatura do quarto não ideal. "Além disso, o estresse dia a dia e a falta de exercícios físicos regulares, completam a lista", complementa.
Dicas para uma boa noite de sono
Para ter um sono de qualidade, o ideal é manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos regulares. "Outra recomendação é aguardar uma hora para ir dormir, após desligar o televisor ou o computador, já que alguns programas podem mudar as respostas emocionais das pessoas, deixando-as mais agitadas, por exemplo, finaliza o médico.
Serviço:
Unimed Costa Oeste (www.unimed.com.br/costaoeste)