Atire a primeira pedra se você, mulher, nunca invejou uma barriga chapada e um corpo todo malhado. Se muitas vezes você pensou que isso era uma realidade distante, fique calma! Com determinação, disciplina e a ajudinha de uma arte marcial milenar ainda é possível chegar lá.
Essa arte é o muay thai, que tem atraído cada vez mais mulheres na busca por um corpo sarado, condicionamento físico, bem-estar, perda de peso e defesa pessoal. ''As mulheres vivem em busca de um corpo perfeito. O muay thai, se for seguido com disposição, disciplina, alimentação balanceada, pode proporcionar em um mês de treino intenso a perda significativa de peso. Isso, desde que sejam seguidas três aulas semanais, com duração de uma hora'', garante o professor de artes marciais, Luciano Neto Bittencourt, da Esparta Fight Club, em Londrina.
Segundo ele, o muay thai é uma arte marcial milenar originária da Tailândia. E como qualquer arte marcial foi feita para a guerra. ''É defesa e ataque em forma real. É a arte marcial mais violenta que existe. Para tanto a defesa tem que ser muito rigorosa''.
Leia mais:
Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades
Confira quatro dicas para começar a praticar esportes
Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames
Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil
Nem por isso um lutador de muay thai pode sair por aí se defendendo sem motivos. ''Junto com a defesa pessoal, ensinamos também alguns princípios que um lutador de muay thai deve seguir, como honra, lealdade, disciplina e respeito ao próximo. Não é por que uma pessoa está aprendendo a lutar que vai poder sair por aí batendo em outra na rua. Todos que buscam a luta são obrigados a aprender esses princípios e não usarem o muay thai de forma violenta fora da academia'', ressalta o professor.
Durante o treino, socos, chutes, joelhadas e cotoveladas podem somar mais de 500 repetições. "O lutador de muay thai tem que ter o corpo sólido, por isso o treinamento para ele é um dos mais rigorosos que existe. Além do ótimo resultado estético, a luta oferece também condicionamento mental, e auxilia na concentração e autoconfiança. Quando você luta muay thai perde o medo de tudo".
A luta também é conhecida como a ''Arte das Oito Armas'', onde o uso combinado dos punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés proporcionam golpes certeiros. ''Esses componentes associados a uma forte preparação física é que torna uma luta de contato total, poderosa e eficiente. É uma arte perigosa por isso os princípios precisam ser seguidos''.
Serviço
Esparta Fight Club
Rua Goiás, 477
(43) 3323-7158