Boa forma

Dia da mulher: fique atenta para os cuidados com a saúde

09 mar 2010 às 09:47

Filhos, trabalho, casa, um ritmo de vida acelerado ocasionado pelo novo estilo de vida da mulher moderna. Uma rotina desgastante, mas que exige cuidados preventivos com a saúde, empenho e muita força de vontade, já que muitas doenças estão relacionadas ao estilo de vida.

Para a ginecologista Emanuelli Alvarenga Silva, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André, um hábito que deve ser mantido é visitar regularmente o ginecologista, já que a rotina acelerada associada ao tabagismo, estresse, obesidade, má alimentação, poucas horas de sono e sedentarismo exige cuidados redobrados.


Atualmente a maior causa de óbitos entre as mulheres são as doenças do coração, seguida do câncer de mama. Estas e outras doenças podem ser detectadas e tratadas de forma eficaz a partir da prevenção, principalmente pelo fato de muitas doenças surgirem de forma silenciosa como a hipertensão, diabetes, depressão e alguns tipos de câncer.


E para que não haja esquecimento, diante de tantos afazeres é importante que a mulher crie uma agenda com os principais exames periódicos como colpocitologia oncótica (Papanicolaou), colposcopia, exame pélvico, mamografia, ultrassonografia e HIV. Também é importante consultar periodicamente um clínico geral ou cardiologista para outros exames como glicemia, hepatite, hemograma completo, colesterol, triglicérides, ácido úrico e exames complementares que o médico julgue necessários.


Segundo a ginecologista, os exames ajudam a garantir boa saúde, mas alguns cuidados devem ser tomados para evitar doenças. "O uso do preservativo é extremamente importante já que previne desde o câncer de colo uterino a outras infecções. Outros cuidados também são importantes como não utilizar anticoncepcionais sem o conhecimento médico, evitar o uso de calcinhas de material sintético e os absorventes internos que facilitam as infecções vaginais" esclarece Emanuelli.


Um mal que atinge boa parte das mulheres é a TPM (Tensão Pré Menstrual) que pode ter seus sintomas diminuídos com cuidados simples como evitar o consumo de alimentos com cafeína, refrigerantes, chocolates e diminuir a ingestão de sódio, em razão da retenção de líquidos.


Outras dicas são importantes como não consumir bebidas alcoólicas, pois elas são calóricas, provocam inchaço e desidratam; na hora do almoço se não tiver tempo para uma refeição completa, opte por um lanche saudável e evite ficar em jejum por mais de 4 horas; não fumar; evitar o sedentarismo; acrescentar na alimentação nutrientes como o Ômega 3, Vitamina E e o Selênio que ajudam a diminuir os níveis de colesterol e triglicérides, agem como antioxidante, combatem os radicais livres, envelhecimento, câncer, artrite, doenças autoimunes, doenças do coração e câncer de mama, agindo na melhora do humor, depressão, fadiga, ansiedade e motivação.


O acompanhamento de um médico especializado é fundamental para que a mulher tenha tratamento correto conforme a idade e patologia. Uma boa alimentação pode tornar todos os períodos da vida da mulher mais tranquilos e desempenhar um papel fundamental na manutenção da saúde.

Já que é inevitável falhar a rotina de trabalho, de levar filhos à escola, enfrentar filas de trânsito e no fim do dia chegar em casa e ainda ter as tarefas domésticas pela frente é normal que as mulheres sejam atingidas por um cansaço interminável, também conhecido por estresse. Portanto procure aliar ao dia a dia: hábitos saudáveis, descansar, praticar atividades físicas e de lazer.


Continue lendo