Depois das festas de final de ano, chegou a hora de voltar à rotina e tentar minimizar os estragos feitos pela comilança. Porém, não se desespere. Muito usada por celebridades, a dieta detox é um programa de desintoxicação que propõe uma limpeza purificante no organismo, eliminando toxinas com a promessa de afinar a silhueta. Há diversos tipos de detox, e a grande maioria envolve uma mudança temporária de hábitos alimentares.
A dieta desintoxicante é muito antiga, originária da medicina chinesa. Porém, as celebridades hollywoodianas fizeram com que ela tivesse um destaque especial na mídia.
De acordo com Silvia Regina Serra, nutricionista funcional, a detox não tem nada a ver com aqueles procedimentos radicais em que só é permitido ingerir água ou sucos durante um período. A dieta, agora, está relacionada com alimentação funcional, ou seja, prevenção e tratamento de doenças. "O objetivo é eliminar substâncias nocivas ao organismo", explica.
Leia mais:
Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades
Confira quatro dicas para começar a praticar esportes
Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames
Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil
Existem diversos tipos de dietas desintoxicantes que geralmente são ricas em alimentos naturais e pobres em alimentos industrializados. Além disso, alguns cardápios oferecem sucos e sopas que reduzem a quantidade de ingestão calórica e ajudam a limpar o organismo, nutrindo-o a partir de alimentos saudáveis. A idéia comum em todas as dietas detox é beber bastante líquido, reduzir o consumo de alimentos ricos em gordura e proteína animal, bem como todos os produtos industrializados e dar preferência aos vegetais consumidos in natura, como frutas e vegetais crus e orgânicos.
Duração
No entanto, essa dieta deve ser praticada por poucos dias e é proibida para grávidas, mães em fase de lactação e portadores de doenças cardiovasculares ou diabetes. De acordo com a nutricionista, deve ser feita por, no máximo, 15 dias, e a preferida da especialista é a de três dias. "Já tive pacientes que perderam até cinco quilos com essa dieta. Mas isso não é regra, vai depender de cada organismo", diz.
Ela afirma também que na detox o foco é a qualidade e não a quantidade. "Nas minhas receitas, o paciente precisa comer de meia em meia hora, por isso indico fazer em um dia e que a pessoa fique em casa, como o final de semana, por exemplo. E ela pode comer a quantidade que quiser, mas como não sente fome, acaba emagrecendo". Silvia conta que aplica a detox em seus pacientes todo começo de ano e depois das férias de julho, sendo que a maioria dos pacientes é de homens de meia-idade. "A pessoa começa o ano com o organismo limpo de toxinas e com os quilos extras eliminados".
Médicos alertam para os riscos das dietas de desintoxicação
Apesar do sucesso desse tipo de dieta, que promete livrar o organismo de toxinas e melhorar o metabolismo, para alguns especialistas, não passa de enganação."Dieta de desintoxicação é um dos maiores mitos que eu conheço. Nenhum cardápio desintoxica o fígado", diz Raymundo Paraná, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia. Segundo o médico, uma das funções do fígado é justamente transformar substâncias nocivas em neutras. Além disso, a comida, mesmo que em grandes quantidades, não é tóxica, de acordo com Marcio Mancini, endocrinologista do Hospital das Clínicas de SP. "Não ficamos intoxicados depois de festas em que comemos muito. Nosso organismo compensa os excessos. Podemos nos intoxicar apenas com drogas, medicamentos, álcool ou metais pesados, mas é a longo prazo."
Segundo outros especialistas, uma dieta detox radical, que exclua grupos de alimentos, pode causar anemia, deficiência de vitaminas e, pior, intoxicar o fígado.