Todo mundo adora perder peso. Mas você já se perguntou para onde vão as gorduras eliminadas à custa de muita dieta e exercícios? Pois é, a maioria das pessoas acha que tem uma resposta para a questão, mas pouca gente sabe de verdade o que acontece com os quilos indesejados.
Se você acredita que o excesso de peso vai embora pelo vaso sanitário, errou! Também está errado quem acredita que "queimamos" a gordura transformando-a em energia ou calor. Segundo um estudo publicado no British Medical Journal, nós "exalamos" a gordura. É isso mesmo! De acordo com um dos pesquisadores, o médico Andrew Brown, "a resposta correta é que a maior parte da massa é eliminada como dióxido de carbono".
Traduzindo...
Leia mais:
Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades
Confira quatro dicas para começar a praticar esportes
Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames
Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil
os pesquisadores explicam que tudo o que comemos em excesso é convertido em triglicérides, compostos de carbono, hidrogênio e oxigênio que ficam armazenadas dentro de nossas células de gordura. Quando perdemos peso, precisamos "desconverter" essas triglicérides.
Como aponta o estudo, para perder dez quilos de gordura, precisamos de 29 quilos de oxigênio. O oxigênio se une ao hidrogênio e forma onze quilos de água. O carbono que sobra se une a outra parte do oxigênio, e forma 28 quilos de CO2 (sdds vestibular).
Segundo a pesquisa, a maior parte desse CO2 sai na respiração. A cada 10 quilos que perdemos, cerca de 8,4 são eliminados pela respiração. Apenas 1,6 quilos acabam na urina, nas fezes, no suor e em outros fluidos corporais.
Resumindo, a resposta certa para pergunta inicial não poderia ser mais surpreendente: a principal porta de saída para a gordura que sobra no corpo é o nariz. (Com informações do Brasil Post)