A atividade física é uma experiência muito prazerosa, além de saudável e essencial para uma vida saudável. Quando você pratica exercícios libera hormônios que produzem sensação de bem-estar e prazer. Mas junto com ele pode aparecer aquela dorzinha desagradável bem abaixo das costelas, que surge justamente quando você está entrando no pique do exercício. O educador físico e fisiologista do exercício Raul Santo explica que esse incômodo pode ter muitas causas. As principais são a respiração pela boca e a má oxigenação do sangue. Para esses e outros desencadeantes da dor abdominal do lado existem soluções. O site Minha Vida listou algumas dicas que ajudam a evitar o problema. Confira:
Impacto sobre o fígado
Quando aparece uma dor do lado direito, a causa pode ser o impacto sobre o fígado. Para amenizar essa dor basta diminuir um pouco o rítimo.
Leia mais:
Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades
Confira quatro dicas para começar a praticar esportes
Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames
Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil
Entrada de ar no estômago
Caso a dor apareça numa região mais central do abdômen, provavelmente a causa é a respiração pela boca, a qual causa uma sensação de azia. Procure diminuir a intensidade e respirar sempre pelo nariz.
Falta de oxigênio no músculo diafragma
Outra causa de dor na região abdominal lateral é a falta de oxigênio no diafragma - o principal músculo responsável pela respiração -, causando a chamada isquemia local. Isso acontece, provavelmente, porque você está se exercitando num ritmo mais forte que seu condicionamento aeróbio. Diminua a intensidade e não controle a respiração, deixando que ela alcance seu ritmo naturalmente.
Baço sobrecarregado
Uma das funções do baço, órgão localizado na lateral esquerda do abdômen, é armazenar o sangue. Durante o exercício, há a redistribuição de sangue para os músculos que estão mais ativos. A demanda inesperada pede um fluxo de sangue muito alto para o calibre dos vasos do baço, cuja distensão pode gerar desconforto. Aqueça e alongue antes dos exercícios para evitar futuros incômodos.
Postura errada
Arquear as costas para frente durante o exercício também pode gerar a chamada dor de lado. O mesmo pode acontecer com quem corre com uma mochila pesada, por exemplo. Por isso, escolha roupas confortáveis, tênis adequado e evite carregar peso, como mochilas, durante o exercício. Alinhe e corrija a coluna sempre ao praticar exercícios.
Estômago cheio
Comer ou beber muito e, em seguida, fazer exercícios, vai diminuir a quantidade de sangue destinada ao sistema digestivo, dificultando todo o processo. O resultado é dor abdominal, que pode acabar em vômitos. O melhor é optar por refeições leves antes da atividade física.
Falta de condicionamento físico
A dor do lado é comum em pessoas que acabaram de começar a praticar atividades físicas. Para eliminar esse sintoma, além da diminuição do ritmo, é treinar os músculos com exercícios como a musculação ou o treinamento funcional, por exemplo. (Fonte: Minha Vida, Saúde, Alimentação e Bem-estar)