Boa forma

Cuidados básicos garantem a beleza do pescoço

31 dez 1969 às 21:33

O envelhecimento da pele é causado principalmente pela idade, mas a exposição à radiação solar é um fator que contribui para o processo precoce de perda da elasticidade. "O primeiro fator de envelhecimento da pele é chamado de intrínseco e está atrelado à cronologia. Já o segundo, denominado extrínseco, está vinculado aos fatores ambientais, como exposição solar,
fumo, vento e poluição", explica o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada, de São Paulo. Outro agravante que influi no processo de envelhecimento é a hereditariedade. A genética pode facilitar ou não o surgimento de sinais de expressão, manchas e alterações de textura.

A pele do pescoço sofre com a ação do tempo tanto quanto a do rosto, devido ao movimento constante a que é submetida. "Diferente da pele da face, a pele do pescoço é mais fina, delicada e pobre em lipídeos, o que caracteriza uma derme seca, menos resistente às agressões do meio externo e mais propensa à formação de rugas", explica Ruben Penteado, que é membro Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.


Para evitar o envelhecimento precoce do pescoço é fundamental a utilização de um bom creme hidratante, bem como a aplicação diária de um protetor solar, que evita a danificação das fibras dérmicas pela radiação do sol. São essas fibras que garantem a firmeza e hidratação da pele. "O dermatologista é o profissional indicado para prescrever o produto ideal para cada tipo de
pele", informa o médico.


Outras opções


Além dessas medidas, ainda há a opção de vários recursos para tratar a pele do pescoço, a fim de reduzir a papada, proveniente do acúmulo de gordura nesta região e do avanço da idade. "A papada pode ser melhorada através de um processo de emagrecimento e até mesmo com a realização de uma lipoaspiração", informa o diretor do Centro de Medicina Integrada.


A gordura não é considerada um fator determinante para o envelhecimento precoce, mas as pessoas que emagrecem e engordam com muita facilidade apresentam uma flacidez maior da pele na região do pescoço. "Isso porque, o efeito sanfona, faz com que a região apresente deficiências de colágeno e elastina. Com o tempo e devido 'ao eterno engorda e emagrece' essas substâncias vão sendo produzidas em menor quantidade pelo organismo", explica Ruben Penteado.


Para os casos em que a gordura fica acumulada no pescoço (região cervical) e abaixo do queixo (submento), o cirurgião plástico deve avaliar a indicação de uma lipoaspiração de papada. "O procedimento esculpe e realça o ângulo e a linha da mandíbula, ajudando a corrigir a flacidez e desfazendo o queixo duplo", explica Ruben Penteado.


"A cirurgia, geralmente, dura menos de uma hora e é feita com anestesia local ou sedação. São feitos pequenos botões anestésicos com lidocaína, onde serão introduzidas as cânulas - duas atrás de cada orelha e duas atrás do queixo - para aspirar a gordura em excesso. Não ocorre descolamento da pele e as cicatrizes são imperceptíveis", explica Penteado.


Em relação aos cuidados pós-cirúrgicos, os pontos podem ser retirados em uma semana após a cirurgia. "Edemas e equimoses podem ocorrer, mas o curativo é usado apenas no dia da cirurgia. São indicadas sessões de drenagem linfática facial e, obviamente, deve-se evitar a exposição solar", diz o médico. (Das agências)


Na hora de fazer uma cirurgia plástica


- Procure sempre um especialista em cirurgia plástica que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;


- Busque indicações de amigos que já fizeram cirurgia com um determinado profissional;


- Leve em conta o nível de informação do médico durante a consulta;

- Não utilize apenas critérios financeiros para fazer sua escolha.


Continue lendo