Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mexa-se!

Conheça a novidade fitness que é uma aula de alegria

Chiara Papali - Folha de Londrina
31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

- João Mário Góes
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com os pés no chão, começam os movimentos. A princípio lentos, para reconhecimento do próprio corpo, mas se tornando cada vez mais intensos, à medida que o ritmo da música também muda, para chegar, ao final, a um extremo relaxamento.

A proposta - chamada NIA, que, na sigla em inglês, significa Ações Integrativas Neuromusculares - é a prática de uma atividade física mais divertida e individualizada, que mistura movimentos e a essência de artes marciais, dança e artes terapêuticas. ‘É um dos mais inovadores e seguros programas de atividade cardiovascular’, atesta a professora de educação física Lisane Bennemann, que trouxe a técnica para Londrina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Criada na década de 80, nos Estados Unidos, no auge das aulas aeróbicas de alto impacto, a intenção, explica Lisane, era justamente buscar uma alternativa, por isso NIA nasceu primeiramente como Non Impact Aerobics, para depois ganhar uma dimensão mais ampla e chegar a Ações Integrativas Neuromusculares. No Brasil, segundo ela, a técnica ainda é novidade, e as primeiras aulas também começaram este ano em grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro.

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


O primeiro passo da ‘novidade’ foi, literalmente, tirar os sapatos de quem a pratica para zerar o impacto da atividade física. ‘Descalço também é possível sentir mais os movimentos e propiciar massagem nas mais de sete mil terminações nervosas dos pés, o que vai se refletir em todo o organismo’, atesta a professora.

Publicidade


Mas é nos fundamentos da NIA que estão as grandes diferenças - movimentos com consciência, alegria ao se exercitar, busca da união entre corpo, mente, emoções e espírito, e a realização de movimentos de acordo com o jeito de cada um. ‘Unindo movimentos corporais com introspecção, intenção e visualização, podemos aliviar depressão, ansiedade, estresse. Quando você se torna consciente do seu corpo, também se torna consciente da conexão com a mente e as emoções’, avalia.


A técnica alia movimentos das artes marciais tai chi chuan, taekwondo e aikido, das danças duncan, modern e jazz, e das artes terapêuticas yoga, técnica alexander e feldenkrais, que buscam essencialmente a consciência e a percepção dos movimentos. ‘É indicado para qualquer pessoa, de qualquer idade, justamente porque cada um faz dentro do seu condicionamento, que vai melhorando conforme a prática’, ressalta.

Publicidade


Entre os benefícios da atividade, ela destaca a melhora do condicionamento físico e cardiovascular, da coordenação motora, do equilíbrio e da flexibilidade, além do fortalecimento e definição da musculatura, perda e manutenção de peso, fortalecimento do sistema imunológico e alívio do estresse.


E para quem acha que não sabe dançar, Lisane não vacila: ‘Todo mundo sabe dançar, o que falta é liberar essa expressão, é deixar o ‘espírito da criança’ sair e brincar. A gente costuma dizer que NIA é como chocolate - não dá para explicar, tem que provar’, diz.

Serviço: Saiba mais sobre a NIA pelo (43) 3304-7132 ou 9914-7031


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo