Se você ainda precisa eliminar alguns quilos para entrar no biquíni neste verão ou suou até à exaustão na academia para ficar em forma, é bom redobrar os cuidados com os fartos cardápios das festas de fim de ano. Se você bobear, pode mandar por água a baixo todo o esforço que fez nos últimos meses para secar os quilinhos extras. "Durante a maratona de festas do final do ano a melhor alternativa é seguir algumas orientações para evitar o aumento de peso, tão comum nesta época do ano", alerta a endocrinologista e médica nutróloga, Ellen Simone Paiva.
E como resistir se são tantas as comemorações, num curto período de tempo? Amigo oculto da empresa, confraternização com os colegas de faculdade, ceias em família... "É preciso ser perseverante", afirma Ellen. Nas festas e comemorações comuns nesta época do ano, com refeições e sobremesas irresistíveis, podemos cair em tentação. Saber que as tentações estão por vir é um ponto a nosso favor. "Podemos nos programar mentalmente para comer adequadamente", diz a nutróloga.
A seguir, a especialista fornece algumas dicas para evitar abusos alimentares e aumento de peso nesta época do ano:
Leia mais:
Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades
Confira quatro dicas para começar a praticar esportes
Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames
Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil
Como resistir ao panetone? Ele é realmente muito calórico?
Sim, o panetone é realmente muito calórico, mas nem por isso devemos tirá-lo do nosso cardápio, podemos consumí-lo, desde que moderadamente. Por exemplo, no nosso café da manhã, podemos substituir o pão francês com margarina por uma fatia fina de panetone. Existe também a opção do panetone light, mas isso não é garantia para comer mais, e sim para comer a mesma quantidade com menos calorias. Tenha em mente:
1 fatia panettone 80g = 285 – 310 calorias
1 fatia panettone light 80g = 200 calorias
Qual a carne mais magra que podemos ter na mesa no dia das Ceias de Natal e Ano Novo?
Lombo, chester e tender são carnes bem magras e contribuem para um cardápio menos calórico. Mas as carnes mais tradicionais, como o pernil, podem fazer parte desse cardápio, o que não podemos é exagerar nas porções. Se houver mais que uma opção de carne, devemos escolher apenas uma, ou um pedaço pequeno de cada opção.
Qual a bebida menos calórica que podemos consumir: sidra, champagne, vinho, cerveja?
As bebidas alcoólicas em geral são muito calóricas. Cada grama de álcool fornece 7 calorias, enquanto os carboidratos e proteínas fornecem 4. Além disso, consumindo um aperitivo alcoólico, nós apuramos o paladar e comemos mais. Muitos dizem sentir mais fome quando bebem. Se pensarmos apenas no valor calórico, a cerveja é a mais indicada, mas aí está o grande engano, pois, em geral, bebemos muito mais volume e calorias quando consumimos cerveja. Na hora de escolher, opte pelos destilados – vodca e uísque – pois esses são consumidos em um volume menor que os fermentados, como vinhos e cerveja. Muito cuidado com os coquetéis, pois apesar de utilizarem frutas, eles contém açúcar, leite condensado, licores e álcool. Veja algumas indicações:
Champanhe: 1 taça (125 ml) = 85 calorias
Chope: 1 tulipa (300ml) = 180 calorias
Cerveja: 1 lata (356 ml) = 146 calorias
Vinho tinto/branco:1 taça (100ml) = 70calorias
Licores: 1 cálice (40ml) = 100-150 calorias
Vodca: 1 cálice (28ml) = 65 calorias
Uísque: 1 dose (28ml) = 70 calorias
Tâmaras, damascos, castanhas, figos, podemos comê-los à vontade? As frutas cristalizadas são mais calóricas que as in natura?
As frutas da época são todas muito calóricas. Devemos consumí-las com moderação. Uma dica é utilizá-las na preparação de outros alimentos, como nozes no salpicão, ou damascos com lombo, porque assim dividimos uma porção para a família toda e não comemos tanto assim. As frutas cristalizadas são mais calóricas do que as frescas e devem ser consumidas com moderação. Observem:
2 unidades de amêndoas: 184 calorias
3 unidades de damasco: 55 calorias
1 unidade de figo: 80 calorias
1 unidade de tâmara: 30 calorias
1 unidade de nozes: 70 calorias
E em relação às sobremesas, quais as mais indicadas?
Sobremesas em geral são muito calóricas, principalmente, as que utilizam leite condensado e/ou creme de leite na sua composição. As gelatinas podem ser utilizadas como uma alternativa, e existem formas muito criativas de prepará-la, deixando-a mais agradável e apetitosa. Podemos, também, servir um banquete de frutas como sobremesa e reduzir o valor calórico da ceia não fazendo doces.
Dietas líquidas para desintoxicar o organismo, no dia seguinte às ceias, são recomendáveis?
Ninguém se intoxica comendo muito na ceia de Natal. A não ser que haja contaminação por alguma toxina. No dia seguinte à ceia, não se deve fazer dietas restritivas ou ficar sem comer, mas também não devemos manter o ritmo da ceia e passar o dia todo comendo, ou até uma semana, dado o volume de comida que se prepara para Ceia ser muito grande e sempre sobrar muita coisa...
O que fazer para não ficar com a sensação de estar empanturrado entre a semana de Natal e Ano Novo?
O mais recomendável é acabar com a Ceia de Natal, na noite de Natal. Não prolongá-la e voltar a nos alimentar com uma dieta balanceada leve no dia seguinte. As compensações e dietas restritivas em nada nos ajudam. A ingestão de uma quantidade maior de água sempre ajuda a combater a desidratação, causada pelas bebidas alcoólicas e pelo consumo muitas vezes exagerado do sal.
Como nos prepararmos, adequadamente, para a Ceia de Natal?
Comece o dia 24 de dezembro se alimentando muito bem. Não pule nenhuma das refeições. Se possível faça uma caminhada e durma um pouquinho para estar inteiro e bem disposto. Beba bastante água e evite bebidas alcoólicas durante o dia. Jante por volta das 20-21h. Isso mesmo, não fique com o estômago vazio até a ceia, pois você não resistirá aos salgadinhos e poderá comer muito antes mesmo de começar o bom da festa. Divirta-se. Abrace quem você ama, pois isso também alimenta! Boas Festas!
Serviço:
Ellen Simone de Paiva é diretora do CITEN - Centro Integrado de Terapia Nutricional
Saiba mais pelo www.citen.com.br