Boa forma

Cinco erros que atrapalham os resultados da musculação

08 abr 2011 às 11:08

Você 'se mata' fazendo exercícios de musculação, mas os resultados insistem em não aparecer? Então pare tudo e converse com o instrutor da academia. Informe-o sobre como vem praticando sua série de exercícios e verifique com ele se está cometendo erros ao malhar. Aqui, você confere dicas do professor e sócio da unidade e Tower da Monday Academia, Isaías Rodrigues. Ele fala sobre os cinco principais deslizes que comprometem os resultados da malhação.

1. Falta de aquecimento


Não aquecer o corpo nas primeiras séries da musculação pode ocasionar sérias lesões ou provocar tendinites e inflamações nos ligamentos e tendões. Procure fazer um pré-aquecimento de 5 a 10 minutos na bicicleta, elíptico ou esteira, para ativar o metabolismo e elevar a temperatura corporal. Depois, faça os exercícios com 70% da carga indicada nas duas primeiras séries.


2. Bate papo durante os exercícios


Quando fazemos qualquer coisa sem a devida atenção, com certeza temos que repeti-la para obter sucesso. Nos exercícios físicos acontece o mesmo. Distrações, conversas e longas pausas entre as séries podem provocar um retardo na obtenção dos resultados desejados. Sem contar que sua execução de qualquer jeito pode desencadear lesões.


3. Falta de intensidade


Devemos sempre buscar o máximo da capacidade dos nossos músculos durante os exercícios localizados. A falta de intensidade deixa parte das fibras musculares sem estímulo para a evolução muscular.


4. Falta de consistência e regularidade


Quando treinamos musculação regularmente, os músculos ficam cada vez mais resistentes e fortes. A quebra na consistência (falta de foco e distrações) ou na regularidade da prática levará a uma ineficiência do treinamento e, por consequência, zero de resultados.


5. Falta de variedade

O corpo humano se acostuma rapidamente com os mais diversos estímulos. É muito importante buscar, sem exageros, a fadiga e o esgotamento das fibras musculares durante uma determinada série de exercícios. Para isso, mude a série ou o estímulo a cada 4 semanas. (Com informações da Revista Shape)


Continue lendo