Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sem milagres

Cinco dicas essenciais para reeducar o paladar e perder peso

Redação Bonde
11 mai 2015 às 10:46

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Equilíbrio é a palavra chave para quem deseja perder peso, ter uma alimentação saudável e qualidade de vida. Diariamente somos submetidos a propostas de alimentos não tão saudáveis que acabam excedendo as calórias diárias e também conquistam nosso paladar por serem saborosos, dificultando nossas escolhas.

Para eliminar os quilos a mais que incomodam, muitas pessoas recorrem a dietas milagrosas, ou seja, aquelas que prometem eliminar 4 quilos na semana e privam o corpo de vários tipos de alimentos que também são importantes para manutenção da saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Uma pesquisa do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia aponta que 60% dos brasileiros de classe alta e média não procuram a orientação médica para fazer uma dieta.

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


Será que as loucuras pelo corpo perfeito são benéficas para nosso organismo? É claro que não.

Publicidade


As dietas milagrosas, em primeiro momento, podem aparentemente apresentar resultados positivos, mas a longo prazo não são efetivas e levam a pessoa ao indesejável efeito sanfona, ou seja, em curtos períodos a pessoa emagrece e engorda com uma facilidade extrema. Além disso, também podem levar a perda da massa magra e o metabolismo que fica cada vez mais lento, o que torna cada vez mais difícil alcançar e manter o peso ideal.


Não existe fórmula mágica para perder peso, se não aliarmos reeducação alimentar com exercícios físicos. Veja algumas dicas:

Publicidade


Escolhas: não existem opções "magras" ou "gordas" ou alimentos "bons" ou "ruins", o que realmente importa são as quantidades e a frequência com que consumimos certos alimentos. Não devemos excluir nenhum alimento e todos podem fazer parte das nossas escolhas, porém alguns devem ser consumidos com moderação, como por exemplo: doces e gorduras.


Aposte nas saladas: saladas devem conter muitas folhas verdes e legumes crus, quanto mais colorida melhor. Assim aumentamos a diversidade de vitaminas e minerais que os legumes e verduras nos proporcionam, além das fibras que são fundamentais para a saciedade e auxiliam no processo do emagrecimento.

Publicidade


Na hora de montar o prato: nada como começar com um prato variado de salada, assim ela diminui a fome imediata, gerando mais saciedade, e conseguimos fazer escolhas melhores para o prato principal. Devemos dar preferência aos grelhados, alimentos integrais, legumes diversos, suco de fruta natural e salada de frutas como sobremesa.
Não ficar muito tempo sem se alimentar: intercalar as principais refeições do dia com por exemplo uma fruta é importante, pois assim não chega ao almoço ou jantar com muita fome e evita-se o exagero.


Restaurantes: os restaurantes por quilo são as melhores opções para quem está buscando se alimentar melhor. Apesar das diversas tentações oferecidas nestes restaurantes, uma variedade de escolhas mais saudáveis também estará disponível para auxiliar no processo de emagrecimento. No caso da churrascaria aproveite os fartos buffets de saladas e sirva-se de variadas folhas, legumes e frutas, deixando o prato bem colorido e gerando maior saciedade. Quando chegar a hora das carnes, dê preferência às carnes magras, como filé mignon, maminha e alcatra, e sempre se lembre de planejar o momento para não exagerar. Dispensar o couvert também é uma opção para economizar nas calorias. A salada de frutas é uma boa opção para sobremesa e está cheia de vitaminas e minerais.


É necessário entender que antes da estética é preciso prezar pela saúde e qualidade de vida.

*Por Tamiris Gaeta, nutricionista do Programa Mente Leve Corpo Leve, da Clínica Sintropia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo