Aparelhos, pesos, sequências... Sobe e desce, estica e puxa. Para muita gente, o treino de musculação não tem graça nenhuma: pessoas fazendo movimentos repetitivos, sem animação ou alegria, apenas para moldar o corpo. Se você também pensa assim, apresentamos alternativas para conquistar um corpo bem torneado e ainda viver momentos de muita diversão.
Malhação no picadeiro
Que tal se aventurar pelo mundo encantado do circo para entrar em forma e, de quebra, se divertir como nos tempos de criança? Sem monotonia, na aula de circo você pratica várias modalidades, em um circuito que envolve equipamentos como monociclos, camas elásticas e trapézios. Além de os movimentos trabalharem o corpo todo, ajudam a tonificar e a enrijecer a musculatura por meio de exercícios de flexibilidade, equilíbrio e força.
Leia mais:
Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades
Confira quatro dicas para começar a praticar esportes
Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames
Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil
Divirta-se na dança
Dançar é uma excelente atividade para manter a forma, enrijecer a musculatura e relaxar a mente. Durante a dança, o aluno, ao desenvolver diversas coreografias, acaba trabalhando toda a musculatura corporal sem perceber! "Na dança, há ganho de força muscular, consequência da resistência que os músculos fazem para sustentar o peso corporal", explica Simone Sant’Anna, professora de dança.
Os desafios da escalada indoor
A modalidade faz sucesso entre aqueles que gostam de superar limites e subir pelas paredes! O esporte é empolgante porque apresenta novos desafios à medida que o aluno evolui. "A prática proporciona ganho de resistência muscular, principalmente dos braços, costas, pernas e peitorais", explica o personal trainer Lincoln Lima.
Mais forte com o boxe
O esporte garante que as tensões do dia a dia sejam liberadas a cada soco. A aula de boxe melhora o condicionamento físico, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e, assim como no treino de musculação, trabalha a resistência muscular. "Como os braços e as pernas são bastante exigidos, o esporte tonifica a musculatura de toda essa região", explica Lincoln.
Benefícios da canoagem na piscina
A atividade, que simula movimentos do rafting (canoagem), melhora o sistema cardiorrespiratório, o equilíbrio e a força, além de queimar a gordura corporal e tonificar os músculos. Aposte nessa aula se a ideia é ficar com braços firmes e torneados, pois ela demanda um esforço tremendo da região. "Com os movimentos das remadas, os músculos superiores, como costas e lombar, são supertrabalhados", conta Lincoln.
Após os 40 anos, invista na musculação
A partir desta idade não tem jeito, as outras atividades já não apresentam para o organismo os mesmos benefícios que a musculação. "Um bom motivo para levantar peso nessa fase é o fato de que a tensão provocada no músculo estimula a produção de massa óssea, prevenindo a osteoporose", explica o personal. O treino ainda dá força extra para o coração, o metabolismo e a circulação sanguínea, que ficam enfraquecidos com o passar dos anos.
(Fonte: Portal Vital/Unilever)