Estudo realizado pelo Hospital de Clínicas de Caracas, na Venezuela, em parceria com a Universidade Virgínia Commonwealth, nos Estados Unidos, comprovou que cortar a primeira refeição do dia é prejudicial para quem quer emagrecer.
Mulheres obesas que ingeriram mais calorias logo de manhã por vários meses acabaram emagrecendo mais do que aquelas que comeram menos. A conclusão, apresentada pela pesquisadora Daniela Jakubowicz no encontro anual da Sociedade de Endocrinologia, em San Francisco, indica que comer pouco no café da manhã pode fazer com que a pessoa sinta necessidade de comer mais durante o dia.
A pesquisa dividiu em dois grupos 94 mulheres obesas e pouco ativas. O primeiro se alimentava com uma dieta de 1.085 calorias por dia, a maioria vinda de proteínas e gorduras, e tinha um café-da-manhã que representava 290 calorias. No grupo número dois, a dieta era composta por um cardápio com 1.240 calorias, vindas de carboidratos e proteínas. Nesta opção, o café representava 610 calorias, o almoço 395 e o jantar 235.
Leia mais:
Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades
Confira quatro dicas para começar a praticar esportes
Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames
Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil
Em quatro meses, foi perceptível que as participantes do grupo um estavam perdendo mais peso. Mas, oito meses depois, o resultado mostrou que elas voltaram a engordar. Enquanto isso, as participantes do grupo dois continuaram a emagrecer. No final do estudo as integrantes do grupo dois perderam 21,3% do peso, enquanto o grupo um perdeu apenas 4,5%.
A nutróloga Daniela Hueb afirma que pular a primeira refeição pode trazer diversos problemas de saúde. Além de engordar com mais facilidade, você fica mais suscetível a problemas cardiovasculares e diabetes. Além disso, o raciocínio fica mais lento, o desempenho no trabalho e nos estudos, bem como nas relações sexuais, fica comprometido.
O estudo reforça a tese de que, para emagrecer de forma saudável, é necessário fazer uma reeducação alimentar balanceada. Afinal, dietas pobres em carboidrato podem ser uma boa ferramenta para reduzir o peso rapidamente, mas não servem para a vida toda. A monotonia do regime fará com que, em pouco tempo, você volte a abusar das calorias. (Com informações do Minha Vida, Saúde, Alimentação e Bem-estar)