Uma das desculpas mais frequentes de quem leva vida sedentária é a falta de tempo. Mas, segundo o gerente médico da Central Nacional Unimed, Wolfgang Harry Loscher, as pessoas se esquecem de que, no dia a dia, queimamos calorias em atividades corriqueiras. "Subir escadas é um bom exemplo. Há pessoas que usam o elevador para subir dois andares. Deixam de se exercitar por falta de hábito de praticar exercícios", salienta o médico. O que a maioria delas não sabe é que subir escadas por 5 minutos gasta 36 calorias.
Quer mais exemplos? Um beijo de um minuto gasta 8 calorias. Logo, durante 5 minutos de agarra-agarra você consegue eliminar 40 calorias de uma forma prá lá de gostosa! Quem vai para o trabalho de ônibus ou metrô, pode descer uns 500 metros antes do ponto ou da estação e caminhar uns 5 minutos, tempo suficiente para queimar cerca de 40 calorias.
Como perder calorias em 5 minutos
Leia mais:
Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades
Confira quatro dicas para começar a praticar esportes
Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames
Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil
Pular corda o mais rápido que puder ajuda a torrar 68 calorias;
Andar com grandes passadas pelo corredor elimina 45 calorias;
Se você correr em volta do quarteirão durante 5 minutos perderá 62 calorias;
Dançar zumba no Wii significa 45 calorias perdidas. Já umas rebatidas na bolinha de tênis de mesa elimina 23 calorias;
Aspirar o maior cômodo da casa representa 20 calorias a menos, enquanto fazer limpeza na cozinha elimina 23 calorias;
Se saltitar no lugar enquanto espera o esmalte secar você perde 45 calorias.
Tempo x calorias
Já algumas atividades, também rotineiras e mais demoradas, podem eliminar ainda mais calorias. Talvez as pessoas não se deem conta de que fazer compras no supermercado, além de consumir tempo, também contribui para combater o sedentarismo. Uma hora fazendo as compras semanais no supermercado significa menos 270 calorias.
Ao contrário do que diz a música, nem tudo o que é bom "é ilegal, é imoral ou engorda". Uma relação sexual reduz 700 calorias/hora. E os adeptos do videogame não podem ser acusados de desleixo com os exercícios físicos. Uma divertida hora jogando videogame queima 108 calorias. É claro que jogar futebol (580 calorias) tem efeito mais intenso. E dançar rapidamente (uma salsa, ou um merengue, ou forró) equivale a menos 605 calorias/hora.
Outras dicas
1. Não fique parado. Se trabalhar em um escritório, levante-se a cada 30 minutos e caminhe um pouco.
2. Suba pela escada até três andares, e desça até cinco. Ou mais, se o preparo físico permitir (por favor, sem salto alto, pois isto desequilibra e pode levar a quedas e entorses. Também não é adequado para quem tem doença ortopédica em joelhos e tornozelos).
3. Guarde o controle remoto da televisão à noite. Isso obrigará você a caminhar para trocar de canal, justamente após o jantar, ajudando o processo de digestão.
4. Se utilizar ônibus ou metrô, desça uns 500 metros antes do trabalho ou da escola, para caminhar um pouco (desde que a segurança o permita).
5. Em shoppings, vá pela escada.
6. Faça ginástica laboral em seu escritório ou demais ambientes de trabalho. Se não houver, sugira que seja criada.
7. Faça pequenos serviços domésticos. Limpe a casa (300 calorias/hora); passeie com o cachorro (150 calorias); toque bateria, se os vizinhos não se incomodarem (110 calorias); arrume a cama (60 calorias/hora).
8. Limite o uso do automóvel para saídas superiores a um quilômetro, exceto se tiver de carregar muitas compras ou outros objetos pesados.
9. Faça alguns alongamentos a cada hora, ainda que esteja sentado em sua cadeira no escritório. Ajuda a relaxar, melhora a concentração e... queima calorias (principalmente se você trabalha muito tempo ao computador).
10. Não combine horas à frente da televisão com alimentos que só engordam. Levante-se, caminhe um pouco e, se tiver fome, prefira frutas a salgadinhos, biscoitos e outras tentações (se não tiver jeito, coma gorduras boas - nozes, amêndoas ou castanha- do-Pará). Sua saúde agradece!