O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, representando 22% de casos novos anualmente. Somente no Brasil, são estimados 49.400 novos casos este ano, sendo 49 casos a cada 100 mil mulheres.
Segundo o INCA, Instituto Nacional de Câncer, trata-se da maior causa de morte entre as mulheres brasileiras, principalmente na faixa entre 40 e 69 anos, com mais de 11 mil mortes/ano (2007). Isso porque na maioria dos casos, a doença é diagnosticada em estágios avançados.
Comprovadamente, a prática de atividade física é uma excelente ferramenta para restaurar e melhorar o bem-estar físico durante o tratamento do câncer de mama. Os exercícios aumentam a força muscular e a capacidade funcional, além de auxiliar no controle do peso, reduzir os sintomas de fadiga, melhora da auto-estima e da qualidade de vida do paciente.
"É muito provável que o organismo ainda esteja sensível e indefeso, portanto é importante respeitar os novos limites. Por isso, é importante o acompanhamento do instrutor, que deve ficar atento às condições da mulher, como a fadiga, que afeta mais de 80% dos pacientes em tratamento", declara Luciana Holtz, médica psico-oncologista e presidente do Instituto Oncoguia (www.oncoguia.org.br).
Como a atividade física influencia não apenas no bem-estar, mas também na preservação da saúde, os exercícios contribuem para o equilíbrio do metabolismo e reduz o surgimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Dessa forma, o exercício é um aliado em todas as fases da vida, inclusive após o tratamento do câncer. Como sugestão de atividade física, vale todas as aeróbicas e não-aeróbicas.
Sempre preocupada com as questões que envolvem o universo feminino, principalmente quanto à saúde e qualidade de vida, a rede de academias Curves realiza anualmente a Campanha Contra o Câncer de Mama, uma ação interna de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.
Nas edições anteriores, a campanha beneficiou mulheres em todo o País, que, incentivadas pela Curves, fizeram o exame de mamografia e conseguiram diagnosticar o problema ainda no início, permitindo a elas um tratamento mais eficaz e, por conseqüência, maiores chances de cura.
Este ano a rede de academias espera impactar cerca de 45 mil mulheres entre sócias ativas das 230 unidades posicionadas em todo o País e novas alunas.
Academia Curves – Especializada no atendimento ao público feminino, a rede de academias Curves apresenta um método inovador de condicionamento físico e de redução de peso e medidas. Seu diferencial é um circuito de exercícios realizados com equipamentos hidráulicos, que evitam o risco de lesões e trabalham dois grupamentos musculares de cada vez. Também oferece portal online de conteúdo exclusivo, o Mais Curves, onde é possível encontrar um conjunto completo de ferramentas para o controle alimentar.
Para mais informações acesse o site www.curves.com.br.