A combinação dieta equilibrada e exercícios físicos aeróbicos e de força é o segredo para eliminar as gordurinhas e ganhar curvas mais definidas, isso porque, a definição só aparece quando o percentual de gordura está no nível ideal.
De acordo com a professora de educação física da Academia Contours, Paula Garbin, quando eliminamos gordura os músculos aparecem. "Quando emagrecermos, a ‘capa’ de gordura ao redor dos músculos diminui, fazendo com que a musculatura se torne mais aparente, e os contornos mais delineados", explica a professora de educação física da Contours. Além dos exercícios físicos, a dieta desempenha um papel importante no ganho de massa muscular. "É preciso investir nas proteínas, mas, sem deixar os carboidratos de lado, pois são eles que dão energia para a realização dos exercícios", explica a nutricionista da Academia Contours, Brunna Reis. Confira as seis dicas das profissionais da academia.
1. Não se engane com o peso na balança
Leia mais:
Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades
Confira quatro dicas para começar a praticar esportes
Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames
Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil
O peso na balança não significa que a pessoa está ou não no seu peso saudável. Uma pessoa pode apresentar um peso saudável na balança, ser aparentemente "magro", mas na verdade devido estilo de vida não saudável e hábitos não saudáveis ter uma porcentagem de gordura alta.
2. Use métricas precisas
O cálculo do IMC é feito dividindo o peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado. No entanto, o Índice de Massa Corpórea (IMC), não diz se a composição corporal está adequada ou não, por exemplo, duas mulheres podem ter o mesmo peso e altura e apresentar composição corporal diferente dentro desse peso, uma pode ter uma boa taxa de gordura, e a outra, mesmo com o mesmo peso pode ter alta taxa de gordura.
3. Invista na proteína
Para o ganho de massa magra e a redução de gordura é importante a prática de exercícios físicos e alimentação adequada. O nutriente que auxilia nesse ganho de massa muscular é a proteína, principalmente as proteínas de alto valor biológico, que são as de origem animal. A proteína é considerada um nutriente construtor, os alimentos fonte de proteína são: frango, peixe, carne bovina, ovos, leite, queijo, iogurte.
4. Consuma gordura saudável
A gordura também é fundamental para uma boa composição corporal, mas devemos sempre priorizar o consumo das "gorduras saudáveis", encontramos essa gordura no azeite de oliva, abacate, semente de linhaça, semente de chia, salmão, atum, etc.
5. Acelere o metabolismo
Existem alguns alimentos que são chamados termogênicos, ou seja, aceleram o metabolismo, fazendo com que aumente o gasto energético do organismo, resultando na queima de calorias e consequentemente na perda de peso. Inclua na dieta canela, gengibre, chá verde, pimenta vermelha, etc.
6. Sue a camisa
Para trocar a gordura por massa magra invista nos exercícios aeróbicos alternados com musculação. O exercício aeróbico dará resultado mais rápido para o início do processo de emagrecimento, porém, é fundamental incluir os exercícios de força para fortalecer os músculos e prevenir lesões.