A temporada de calor se aproxima e, com ela, o número de pessoas em busca de um visual melhor para aproveitar as férias aumenta. Porém poucos deles sabem que, quando bem orientada e feita de forma adequada, a prática esportiva é excelente para quem deseja ter hábitos saudáveis e evitar o aparecimento de inúmeras doenças crônicas, bem como sintomas de algumas enfermidades.
Uma atividade física regular de 30 minutos diários é capaz de auxiliar no controle da hipertensão, melhorar a taxa glicêmica do sangue, aumentar o colesterol bom (HDL) e reduzir o ruim (LDL), além de controlar o peso do esportista. "Esses fatores, quando em níveis adequados, melhoram a condição cardiovascular das pessoas e diminuem os riscos de infartos e derrames. Praticar esportes ainda diminui o stress e a ansiedade", explica o médico Roberto Cury, cardiologista chefe do Núcleo de Cardiologia do Hospital Samaritano.
Embora signifique qualidade de vida, os exercícios diários nunca devem ser praticados em excesso. Lesões nos joelhos, nos pés, nos ombros, em articulações e até mesmo no coração podem ocorrer, caso a pessoa não esteja atenta aos exageros.
Leia mais:
Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades
Confira quatro dicas para começar a praticar esportes
Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames
Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil
Segundo Cury, os treinos devem começar de forma leve e evoluírem gradativamente, conforme o corpo responder ao esforço. Ainda de acordo com o médico, a recomendação internacional é de que as atividades físicas sejam aliadas aos trabalhos de resistência muscular localizada (musculação). Não é recomendado que, logo no início, seja feito esforço além da capacidade do iniciante.
Massa muscular
Uma parcela dos esportistas busca não só emagrecer, mas também ganhar músculos. Para isso, a suplementação alimentar torna-se prática dentro desse grupo, que, muitas vezes, não faz o consumo sob orientação médica ou nutricional. "Antes de iniciar o uso dos suplementos, é necessário que sejam feitos exames clínicos e laboratoriais para que os déficits de vitaminas ou aminoácidos sejam apontados", alerta o cardiologista. Além disso, "[a pessoa] precisa estar muito atenta à composição dos suplementos, uma vez que muitos possuem substâncias prejudiciais ao coração, como testosterona e anabolizantes", ressalta.
Check up
Antes de começar a praticar qualquer modalidade esportiva, é imprescindível que seja feito um check up rigoroso para que todo o sistema cardiovascular seja examinado. Só com essa análise é possível ter certeza de que o corpo da pessoa está apto ao esforço ao qual será submetido durante o esporte.