Perdido na Metrópole

Política é uma novela

31 ago 2006 às 11:00

"Brasileiras e Brasileiros"! Folheando as "Páginas da Vida" às vésperas das eleições, este vosso amigo escrevinhador constatou que a política brasileira é, na verdade, uma grande novela, nada "Belíssima", diga-se de passagem.

Os candidatos à presidência prosseguem "Sassaricando" pelo Brasil afora numa incansável "Malhação" " Vale Tudo", "A Viagem" onde "Os Ricos Também Choram". Com a maior pinta de "Celebridade", posam de "Top Model" "Brega e Chique", mas na hora do vamos ver concluímos que nenhum deles é lá muito "Brilhante".


Ao "Cidadão Brasileiro" resta apenas, feito um "Bicho do Mato" com "Hipertensão", acompanhar as "Cobras e Lagartos" do horário eleitoral gratuito, a "Torre de Babel" do "Eu Prometo", um aflitivo "Deus nos Acuda". Nesta espécie de "Guerra Sem Fim" o que impera é o "Olho por Olho" "Da Cor do Pecado".


Aquele que se intitula o "Salvador da Pátria", "O Astro" "Pai Herói", diz que quer "Começar de Novo" "Por Amor" aos seus "Irmãos Coragem" e aos "Laços de Família" nacionais, mas não consegue disfarçar que se sente "O Dono do Mundo" com "Mania de Querer". Parece perguntar a todo instante, "Que Rei sou Eu?". Com jeitão de "Fera Ferida", insiste em declarar que nada viu e nada sabe a respeito do "Pecado Capital" de seu partido, "O Grande Segredo". Para ele, e graças a ele, já vivemos no "Paraíso".


Em seu encalço, "Sem Lenço e Sem Documento", aparece alguém com panca de "O Profeta" alardeando um "Sinal de Alerta", mas que na "Escalada" ao Planalto parece discorrer constantemente sobre o "Sexo dos Anjos". "Como uma Onda", vai e volta e não parte nunca para o "Xeque-Mate". Pelo que parece, sua campanha não terá um "Final Feliz".


Logo atrás, acompanhada de seus companheiros "Anarquistas Graças a Deus", "De Corpo e Alma", "Chega Mais" aquela que afirma ser a "Senhora do Destino" brasileiro. Trata-se de uma "Fera Radical" "Rebelde", uma "Escrava Isaura" da coisa pública, uma "Sinhá Moça" "Dona Xepa" das nobres causas sociais, uma "Xica da Silva" "Vamp" que abre caminho com "O Grito". Sem "Plumas e Paetês", longe do "Espelho Mágico", reitera sempre que o "Direito de Nascer" não basta e que é preciso acabar com o "Ti-Ti-Ti" e o "Cambalacho". Ah, "Essas Mulheres" "Avassaladoras"!!! Restará "Pedra sobre Pedra" caso vença as eleições?


Contudo, neste "Bang Bang" "Tudo ou Nada", nesta "Roda Viva" política "Tropicalente", ninguém parece ter de fato o "Mapa da Mina", está na cara que nenhum dos candidatos dispõe de uma "Tenda dos Milagres". Não dá pra saber ao certo quem quer "Meu Bem, Meu Mal" , quem me dará "Vida Nova" ou quem é só mais um "Anjo Mau". Aqui, inseguro, meio que "De Quina Pra Lua", não desisto do "Sonho Meu", que já foi de "JK", daquele "Sonho a Mais", de imaginar que esta "Terra Nostra", que esta Nação "Alma Gêmea", que este "Cristal" em eterna lapidação, que esta "Mad Maria" "Locomotivas" deixará de ser uma temerária "Selva de Pedra" para regressar aos "Anos Dourados" da prosperidade e seguir em frente.


Faria até mesmo um "Pacto de Sangue", para que um dia, quem sabe, daqui do "Meu Pé de Laranja Lima", degustando um nutritivo e básico "Feijão Maravilha" "À Sombra dos Laranjais", possa apreciar enfim sob o "Sol de Verão", sob "Um Sol Maior", a "Água Viva" nas margens plácidas do "Riacho Doce", as "Floradas na Serra" na "Vereda Tropical", o "Grande Sertão: Veredas", o "Pantanal" intacto e majestoso...


Que, no futuro, independentemente do "Tempo e o Vento", com o Brasil "Livre para Voar", com o "Coração Alado", Deus me permita dizer, "Carinhoso" e com "Louco Amor", ao "Sangue do meu Sangue"... "Olhai os Lírios do Campo" e seja feliz em seu País.

Pois é, esta é a "Razão de Viver". Lutar para que haja sempre "Uma Esperança no Ar".


Continue lendo