Markt. Direto On-Line e ICRM

E-mail marketing e sua existência

07 fev 2002 às 10:59

No passado, para nos comunicarmos com uma pessoa em outra região, país ou continente, deveríamos escrever uma carta com lápis e papel. Após este período, percebemos que não somente a carta seria necessária, mas também o tempo de recebimento da mensagem começava a ser um diferencial de comunicação e uma necessidade vital. Eis que o telegrama começou a surgir em vários formatos, que privilegiavam a velocidade.

Logo o computador surgiu, trazendo o formato padrão de e-mail, privilegiando a velocidade e também a mensagem a ser comunicada.


Antes mesmo do nascimento da internet conquistamos uma ferramenta, o e-mail marketing, cujos benefícios não conseguimos explorar e muito menos conquistar, pois recebemos a internet de braços abertos e com força total para que seja entendida como meio, esquecendo e ignorando o e-mail marketing.


Uns diziam que seria outro mundo, outros diziam que seria mais uma forma de comunicação, mais todos estavam iludidos com o “boom da internet”.


Após praticamente uma década desenvolvendo e ampliando os benefícios de uma nova forma de comunicação - a internet - identificamos que realmente havíamos esquecido e ignorado uma outra forma de comunicação tão importante quanto, de maior força de relacionamento e com maior apelo de vendas.


Hoje o e-mail marketing parece ser uma novidade que ninguém conhece e nem mesmo sabe como lidar. Mas a realidade é que esta ferramenta esquecida em uma lacuna do passado representa nada mais do que aquela carta feita com papel e lápis no passado.

A única forma de dominar e controlar esta nova ferramenta é entender que a comunicação entre as pessoas provocam reações em tempos diferentes mas sempre provocam as mesmas reações. O que diferencia é o tempo de resposta.


Continue lendo