Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nesta quinta

Kinoclube abre ciclo "Urbanidades" com filme inédito sobre Brasília

Redação Bonde com assessoria de imprensa
07 mai 2014 às 11:07

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Kinoclube – cineclube promovido pela Kinoarte (Instituto de Cinema de Londrina) – exibiu durante todo o mês de abril uma série de documentários que se destacavam tanto pela originalidade dos temas quanto pela abordagem dos assuntos.

A partir da próxima quinta-feira, dia 8, o Kinoclube inaugura o ciclo "Urbanidades", no qual serão exibidos filmes que problematizam a relação do homem com as construções arquitetônicas ao seu redor e o que as cidades representam para quem vive (ou não vive) nelas. O ciclo se inicia com dois filmes sobre a capital federal: O longa "Plano B", de Getsêmane Silva e o curta "Brasília – Contradições de Uma Cidade Nova", de Joaquim Pedro de Andrade. As sessões começam às 20h na Vila Cultural Kinoarte (Rua Prefeito Faria Lima, 1399) todas as quintas-feiras com entrada franca.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Serviço:
Kinoclube - Urbanidades
"Plano B", de Getsêmane Silva / "Brasília – Contradições de Uma Cidade Nova", de Joaquim Pedro de Andrade.
Vila Cultural Kinoarte- Rua Prefeito Faria Lima, 1.399
Quinta-feira, 8 de maio, às 20h
Entrada franca

Leia mais:

Imagem de destaque
Discussão!

Ex-CQC chama Danilo Gentili de 'covarde' e 'galinha frouxa'

Imagem de destaque
Polêmica

Abusos sexuais de Harvey Weinstein eram permitidos por seu contrato

Imagem de destaque
Pennywise

Conheça Bill Skarsgård, o ator por trás do assustador palhaço de 'It'

Imagem de destaque
Veja qual categoria

'Bingo - O Rei das Manhãs' representará o Brasil no Oscar


Plano B

Em 1967, o cineasta Joaquim Pedro de Andrade – responsável por filmes como "O Padre e a Moça", de 1966 e "Macunaíma", de 1969 – decide revelar os subúrbios pobres de Brasília e termina proibido pelos próprios patrocinadores. Para proteger a cópia, Joaquim Pedro decide escondê-la logo após uma projeção surpresa. Passados 40 anos de esquecimento, o filme é restaurado e se mostra incrivelmente atual. Em 2012, outra equipe de cinema, capitaneada pelo diretor Getsêmane Silva, procura as pistas da produção, da censura e do desaparecimento da cópia para entender porque a vanguarda modernista não chegou aos subúrbios da cidade e descobrir qual foi o futuro das pessoas que estavam no filme proibido. O longa traz entrevistas com Ferreira Gullar, Afonso Beato e Jean-Claude Bernadet, e estreia nacionalmente neste dia 1 de maio no Circuito Nacional de Cineclubes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo