Depois do anúncio feito nesta sexta-feira (24), que confirmou a separação do Reino Unido da União Europeia, o mercado audiovisual britânico pode sofrer uma crise. Uma das séries mais afetadas pode ser a famosa " Game of Thrones", da HBO.
O diretor da Associação Independente de Filme e Televisão (IFTA), Michael Ryan, relatou à "Variety" essa separação será "devastador" para o financiamento de filmes e séries. Lembrando que a maioria dessas produções têm coproduções com outros países europeus.
"Hoje, não sabemos mais como nossas relações com coprodutores e financiadores irão funcionar, nem se haverá a cobrança de taxas para nossas atividades no resto da Europa, ou se o financiamento de produções irá crescer sem o aporte de outras agências europeias de fomento", escreveu Ryan.
Leia mais:
Ex-CQC chama Danilo Gentili de 'covarde' e 'galinha frouxa'
Abusos sexuais de Harvey Weinstein eram permitidos por seu contrato
Conheça Bill Skarsgård, o ator por trás do assustador palhaço de 'It'
'Bingo - O Rei das Manhãs' representará o Brasil no Oscar
"Game of Thrones" é um dos maiores sucessos da HBO, que encerra sua sexta temporada no proximo domingo (26).
Para arevista "Foreing Policy", a perda será "massiva". A série tem parte financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que se reporta à União Europeia. Ou seja, se o Reino Unido nao tem mais ligação com o grupo, os recursos ficam compromentidos.
Outro problema é a facilidade com as locações. A maior parte de "Game of Thrones" é feita na Irlanda do Norte, mas existem cenas gravadas na Espanha, Croácia, Malta e Islândia. (Com informações da Folha de S.Paulo)