O Festival Kinoarte de Cinema – 16ª Edição Londrina, acontece entre os dias 18 e 28 de setembro. Serão 72 exibições de curtas e longas metragens, entre clássicos e contemporâneos, com destaque para o cinema brasileiro e produções independentes. O festival tem realização da Kinoarte, produção da Filmes do Leste e patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).
Como destaque da edição está estreia da Competitiva Ibero-americana, que contará com a exibição de oito curtas metragens internacionais, realizada no dia 21.
Também serão realizadas durante o Festival as já tradicionais Competitivas Londrinense, Paranaense e Nacional. Os vencedores levarão para casa o Troféu Udihara e R$ 6 mil em prêmios, divididos entre 20 categorias. As Mostras Competitivas registraram 480 inscrições, das quais 35 foram selecionadas para exibição no Festival.
Leia mais:
Ex-CQC chama Danilo Gentili de 'covarde' e 'galinha frouxa'
Abusos sexuais de Harvey Weinstein eram permitidos por seu contrato
Conheça Bill Skarsgård, o ator por trás do assustador palhaço de 'It'
'Bingo - O Rei das Manhãs' representará o Brasil no Oscar
Paralelamente às exibições, o evento trará diversas oficinas e debates, como o 9º Seminário de Cinema Contemporâneo - que tem co-realização da Universidade Estadual de Londrina (UEL) -, a Oficina de Interpretação para Cinema e TV e uma mesa de discussões sobre ‘Arranjo Produtivo Local na Cadeia do Audiovisual’.
"A programação está bastante extensa e diversificada, com certeza teremos opções para todos os públicos", conta Artur Ianckievicz, um dos curadores do Festival. "Além dos clássicos exibidos no Com Tour, há uma programação para crianças e adolescentes que deve atrair mais de dois mil alunos de escolas públicas". A programação infanto-juvenil acontecerá entre os dias
22 e 26, na Sala Cinesystem, como parte do projeto Sessão Globo Filmes RPCTV.
Outro destaque do Festival serão os documentários, que este ano darão enfoque a personalidades marcantes da cultura brasileira, como o artista Hélio Oiticica, o fotógrafo Sebastião Salgado, o cantor e compositor Dominguinhos e o cantor Ronnie Von. Ainda na área de documentários, será exibido o premiado Budrus, da cineasta Julia Bacha, que retrata o conflito palestino-israelense a partir de uma mobilização numa pequena cidade da
fronteira da Cisjordânia.
A programação completa do Festival Kinoarte de Cinema já está disponível no site www.festivaiskinoarte.org