Nas últimas semanas, os brasileiros estão sofrendo com as altas temperaturas. Em Porto Alegre, por exemplo, no começo do mês, os termômetros marcaram 41º graus, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Por isso, as pessoas estão em busca de aparelhos para refrescar a casa, principalmente o quarto das crianças e dos bebês, que sentem mais os efeitos do calor. "Minha filha estava chorando muito. Percebi que não era fome ou a necessidade de trocar de fralda. Depois que tirei a roupinha dela, o choro parou. Conclui que ela estava sentindo um grande desconforto devido ao calor. Resolvi comprar um ventilador ou um ar condicionado, mas não sei qual desses produtos é o mais indicado para ela", comenta a atendente de banco Paula Cristina, mãe da Duda, de cinco meses. Possivelmente, muitos pais têm a mesma dúvida.
O ar condicionado, de fato, é muito bom. Ele é eficiente na redução rápida da
temperatura, além de ajudar a diminuir a umidade, desde que esteja com a manutenção em dia, ou seja, o filtro deve estar higienizado corretamente para evitar o acúmulo de poeira e, por consequência, problemas respiratórios.
Segundo pesquisa divulgada pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica - PROCEL - um ar condicionado, do modelo mais simples, consome 120 KWH durante oito horas, enquanto que um ventilador de teto gasta, em média, 28,8 KWH, também no mesmo período. Desta forma, os pais precisam ficar atentos ao custo-benefício no momento da escolha.
Leia mais:
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Prédio sem conservação na Duque de Caxias em Londrina incomoda comerciantes
Por isso, a fim de atrair a preferência do consumidor, algumas empresas do setor investem constantemente em modelos mais modernos, econômicos, decorativos e temáticos, como faz a empresa brasileira Startec, que possui linhas exclusivas de ventiladores infantis com os personagens preferidos das crianças: Barbie, Pernalonga, Mickey, Minnie, entre outros.
Para o gerente de marketing da empresa, Walter Fioretto Capagnare, os ventiladores temáticos podem fazer eficazmente o papel de ventilar e refrescar o ambiente, além de deixá-lo mais bonito. "Ventiladores são mais acessíveis e de fácil manutenção. Melhor ainda, se for um produto que também pode tornar o ambiente mais alegre e divertido", comenta Capagnare.
Serviço:
www.startecimport.com.br