Em tempos de internet, videogames e outras tecnologias, não tem como escapar: toda casa precisa ter um 'cantinho' para acomodar com conforto a garotada que dedica horas a fio à pratica de jogos virtuais.
"No projeto de marcenaria é possível criar espaço para abrigar os equipamentos tecnológicos, mas como esse segmento se renova a cada dia, é importante levar em conta não só os aparelhos que se tem hoje, mas também as novidades que possam surgir", explica a arquiteta Estela Netto.
O planejamento também pode ajudar os pais a controlarem o horário dos filhos no videogame. A arquiteta Flávia Soares dá uma dica que pode servir para controlar aqueles que não sabem a hora de parar. "Uma opção é criar um espaço onde o videogame possa ser guardado e trancado. Dessa forma, os pais poderão estipular os horários de uso mesmo quando não estão em casa", afirma.
Leia mais:
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Prédio sem conservação na Duque de Caxias em Londrina incomoda comerciantes
Fios escondidos
Na hora de se aventurar pelo mundo virtual nenhum fator externo deve atrapalhar o momento. Então o que fazer com os vários fios que, muitas vezes, se enroscam no braço ou ficam pendurados nos móveis para chegar até a tomada? Pensando nisso, a design de interiores Iara Santos dá a dica de soluções para resolver este problema. "Sempre desenvolvo um painel para esconder a fiação, e também gosto de fazer um tablado para acomodar melhor o aparelho", conta.
Flávia Soares lembra que a tecnologia já disponibiliza controles sem fios e isso facilita no planejamento do ambiente. "Com os controles sem fios o vídeogame fica acomodado junto à TV e ao DVD, deixando um espaço vazio entre o sofá e a televisão. Como as crianças adoram sentar no chão para jogar, um tapete bem macio pode completar a decoração. Neste espaço há um conceito lúdico, um local onde se senta para brincar", detalha a arquiteta.