O box é um item de grande importância na estética do banheiro, por isso, ao reformar o ambiente é preciso saber escolher o modelo que mais se enquadra com o espaço. A arquiteta, Mericia Caldas e a designer de interiores, Cláudia Saraceni, parceiras da Ideia Glass, dão diversas dicas para quem está no processo de reforma escolher o modelo corretamente.
Na hora de reformar o banheiro há sempre um dúvida de qual o box ideal deve ser usado para valorizar o ambiente. De acordo com Mericia, antes de qualquer coisa, a escolha do modelo precisa sempre estar relacionada com o tamanho do espaço disponível para a instalação do item e com questões como o ângulo, tipo de abertura e dimensões do vão e segurança. "Na hora de escolher o box é preciso avaliar questões técnica, estéticas e funcionais. Mas hoje há no mercado diversos modelos que atendem desde banheiros grandes, até os mais compactos, por isso a escolha do item não é algo complicado", afirma.
Para banheiros pequenos, a arquiteta indica os boxes Flex e o Certo, da Ideia Glass. Segundo a profissional, os modelos são ideais para quem não tem muito espaço, já que aproveitam os cantos do local. Cláudia Saraceni, conta que além desses modelos se adequarem perfeitamente no ambiente, proporcionam modernidade e requinte ao cômodo da casa.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
"O Box Flex é uma ótima opção para banheiros de pouco espaço, pois mesmo em locais mínimos ele proporciona aberturas de até 90% do vão. Já o Box Certo, proporciona grande modernidade ao banheiro ao possibilitar que o item seja guardado após o uso", conta Cláudia.
Já quando o banheiro possui um espaço médio ou grande, Mericia indica os modelos que possibilitam o uso de duas portas de correr e os que possuem a abertura em "L", que são adequados para espaços onde existem louças sanitárias na parte frontal e lateral do box.
Estética
Segundo a designer de interiores, para que o banheiro ganhe um visual elegante e requintado é preciso investir em alguns detalhes, como o material do box. Claudia diz que um box de vidro é muito mais sofisticado que um de acrílico, além de possuir uma vasta opção de ferragens e modelos quanto a aberturas e formas. "O box de vidro garante o charme do banheiro. É uma opção bem versátil, já que possui opções de cores como o espelhado, fumê e incolor, além da possibilidade de formatos diferenciados".
Outras dicas:
Portadores de deficiências físicas e idosos necessitam de adequações especiais e normas de acessibilidade devem ser levadas em conta;
As torneiras pra ligarem o chuveiro devem estar dentro do alcance do usuário, mas não na linha direta no caminho da água, de modo a evitar queimaduras com a temperatura da água;
Um espaço livre dentro do box de 137,2 cm entre as paredes acomoda grande variedade de posições corporais e permite a colocação de um banquinho caso necessário;
Os boxes com luzes em Led, além de auxiliarem na estética, proporcionam tratamentos como a cromoterapia, muito usada para relaxamento e bem estar a partir da utilização de cores;
Ferragens em aço inox escovado ou com roldanas aparentes são as opções mais comuns e que mais agregam beleza ao ambiente.
As profissionais afirmam que em geral, a decoração de uma residência tem que expressar as características dos moradores, de acordo com seus gostos, modo de viver e desejos. "É o equilíbrio entre o design, a técnica e funcionalidade do local que dará um resultado final satisfatório", finaliza Mericia.