Passamos 1/3 de nossas vidas dormindo, então, por que não aproveitar bastante esse momento? O quarto deve ser tranquilo e agradável para garantir um sono reparador. E a cama é decisiva para atender esse requisito. De acordo com Glauciene Duarte, designer e coordenadora de produtos da Lider Interiores, uma cama bonita, que componha a ambientação e em tamanho que atenda o biotipo de seu usuário, é fundamental para uma boa noite de sono. "Atualmente, estamos sempre muito atarefados e estressados. Devemos buscar no quarto e, especialmente na cama, um refúgio. Deve ser um lugar reservado, que combine com a identidade do usuário e recomponha o esforço diário", recomenda.
O espaço disponível no quarto deve ser levado em consideração ao escolher uma cama, explica a designer. A abertura das portas e gavetas dos móveis é importante para decidir o local da cama, como também, o corredor para circulação que, segundo ela, deve ser em torno de 60 a 70 cm. Para quem tem pouco espaço e quer manter o conforto, é recomendado usar painéis e box, tanto casal, quanto solteiro. "Dispostos até no canto do quarto, de forma a facilitar a circulação, cria uma ambientação despojada que permite o aproveitamento do espaço com gavetas sob a cama", completa.
Os tamanhos de cama disponíveis no mercado variam de 0,78x188 cm a 193x203 cm. Para os casais, a maior medida é 193x203 cm e, para os solteiros, é 128x188 cm. E o que diferencia uma cama casal Queen de uma King é a dimensão do colchão. A primeira é de 158x198 cm e a segunda de 193x203 cm.
Leia mais:
Prédio sem conservação na Duque de Caxias em Londrina incomoda comerciantes
Novas regras da Caixa para financiamento de imóveis em vigor
Mansão de Hebe Camargo vai a leilão, mas não recebe lances
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Para cada tipo de cama, há um colchão. Glauciene destaca que, para os painéis, o ideal são os box com altura padrão. "As cama altas, tanto tradicionais quanto modernas, podem abusar da altura dos colchões, desde que não fiquem desconfortáveis." De acordo com a designer, as camas de cabeceiras baixas devem se limitar um pouco. "Se ficarem muito altas, perdem sua principal característica", atenta. E para quem deseja uma ambientação com temas orientais, a recomendação é optar por colchões ou futom com extrados mais baixos.
Serviço:
Lider Interiores (www.liderinteriores.com.br)