Geralmente pequeno e pouco frequentado, o lavabo, reservado para o uso dos visitantes, é deixado de lado na hora de elaborar o projeto de decoração da casa. Importante espaço social da residência, um lavado bonito e sofisticado é sinônimo de boa impressão para visitas e por isso deve ser bem planejado. A seguir, a arquiteta Vanessa Trad dá dicas valiosas para decorar esse espaço com muito bom gosto!
Em geral os lavabos são pequenos tendo em média de 2 a 5 metros de área, por isso, a escolha da cor e a disposição de objetos e móveis é extremamente importante. "Não há dúvida em dizer que as cores influenciam diretamente nos ambientes: as claras abrem os espaços, dando a ilusão de amplitude e as escuras ou quentes criam espaços mais intimistas, tornando acolhedores os ambientes grandes", explica Vanessa Trad.
Os materiais escolhidos variam de acordo com o estilo e criatividade do morador, desde a utilização da madeira até o aço inox. Como o ambiente geralmente é restrito, o uso de espelhos, vidros e outros materiais translúcidos ajudam a proporcionar a sensação de aumento espaço. "O espelho é um elemento essencial nos lavabos, pois é capaz de duplicar o tamanho do ambiente e dar a sensação de estarmos em um lugar maior", afirma a arquiteta.
Leia mais:
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Prédio sem conservação na Duque de Caxias em Londrina incomoda comerciantes
Uma boa iluminação também é essencial para os lavabos. "A luz tem o poder de transformar ambientes, e no caso dos pequenos espaços, o mais indicado é que faça uma iluminação aberta e com poucos pontos focais.", destaca Vanessa.
Outras dicas na hora de planejar seu lavabo
Espaço para visitantes: o lavabo é dedicado especialmente para as visitas, por isso não coloque objetos pessoais como escova de dentes, shampoo e toalhas de banho;
Espelhado: por ter normalmente um tamanho restrito, prefira objetos translúcidos e espelhos que aumentam a sensação de espaço no local;
Iluminação: A luz transforma o ambiente. Prefira iluminação aberta e poucos pontos focais;
Nada de chuveiros: lembre-se lavabo e banheiro são ambientes diferentes, por isso chuveiros e duchas não fazem parte da seu projeto de decoração;
Com a sua cara: o lavabo deve ter um toque da sua personalidade. Por isso, você pode caprichar em decoração diferentes, objetos criativos e estilosos. (Fonte: Onne)
Serviço:
www.vanessatrad.com.br