Os móveis planejados, além de serem práticos, bonitos e funcionais, ajudam a aproveitar melhor os espaços do imóvel, já que podem ser feitos sob medida para cada ambiente. Mas na hora de fazer o projeto é importante prestar atenção em alguns detalhes, para não ter arrependimentos depois.
"Não esqueça a planta baixa do ambiente, aquela que mostra o tamanho dos espaços para os móveis. Com as medidas em mãos, é possível estudar melhor o tamanho mais adequado para cada móvel, levando-se em conta a área de circulação. O bem-estar dos moradores deve estar sempre em primeiro lugar", explica o designer Danilo Ribeiro, da loja MyDecor, em São Paulo. Ele dá dicas que do que levar em conta no projeto de móveis para cada ambiente:
Home Theater
Ao elaborar o projeto do home theater é preciso lembrar que os aparelhos tecnológicos podem ser eventualmente trocados, e nem sempre os novos terão o mesmo tamanho que os antigos. "Planeje vãos que possam atender necessidades futuras", sugere o designer.
Closet
Se houver espaço disponível, a dica é utilizar portas tradicionais e não de correr. "Essas, ao serem abertas, impedem a visão da totalidade do armário. Já as tradicionais podem ser abertas simultaneamente, permitindo que todas as prateleiras e gavetas sejam vistas ao mesmo tempo", diz.
Cozinha
No caso de móveis muito altos, solicite um bom fechamento, que proporcionam melhor acabamento e ajudam a evitar cantos com pó acumulado. Mas tente evitar portas com elevação acima de 1,80 m de altura, pois não são acessíveis para a maioria das pessoas.
Para que o acesso aos itens guardados mais rápido, é preciso administrar melhor as gavetas, colocando peças mais usadas em locais mais acessíveis, e as que são raramente utilizadas nas últimas gavetas.moveis-planejados-cozinha
Banheiro
Deve haver nichos abertos – utilizados para decoração e acabamento, e não para armazenamento – e fechados – para guardar toalhas, por exemplo. O projeto dos gabinetes deve levar em conta itens de estética, como secador, escovas e produtos de maquiagem.
Armários
Seja no quarto, no banheiro ou na cozinha, opte por acabamentos resistentes na parte inferior dos armários, para que eles não sejam danificados com a limpeza constante. Para a parte interna, escolha um acabamento neutro, pois no caso de mudanças estéticas – cor das portas, por exemplo –, será necessário modificar apenas as peças externas.