Quando se fala em reforma, uma das coisas que mais animam é a decoração. Antes baseada apenas em mobília e cores de parede, hoje ela inclui também o porcelanato e diversos outros tipos de revestimento que vieram para decorar e não somente impermeabilizar os ambientes. Uma das grandes novidades, que traz sofisticação e elegância ao ambiente é o porcelanato preto. Utilizado de forma comedida e correta, o preto tem o poder de enobrecer e trazer aquele toque contemporâneo e original ao espaço.
De acordo com a arquiteta Nathalia Maule, da Villagres, para aplicar o preto, precisamos analisar o objetivo do ambiente, a luminosidade disponível e os elementos decorativos. Um bom projeto, sem dúvidas, pode conseguir composições criativas, ousadas e energizantes. Apesar de sua sobriedade, pode agradar clássicos e descontraídos.
Clássico
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
O requinte e acabamento único do mármore nunca sai de moda. O material que surgiu há aproximadamente 2.500 anos é um clássico da decoração e quando se junta a cor preta a elegância é ainda maior.
"Este revestimento é ideal para recepções, banheiro, paredes únicas ou até mesmo para ampliar a percepção sob o design do ambiente", comenta Nathalia.
Moderno
Para os mais modernos, uma ótima sugestão é a ardósia. Uma rocha metamórfica que apresenta nuances de grafite profundo e traz a força de um material consagrado para projetos de personalidade. "O porcelanato inspirado na ardósia é ideal para ambientes modernos e práticos. Uma excelente opção de projeto é combinar a rusticidade da pedra com a dos bricks", conta a arquiteta.