Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dicas

Veja como escolher e manter interruptores e tomadas

Redação Bonde
07 fev 2013 às 09:50
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Úteis e funcionais, interruptores e tomadas são itens essenciais em qualquer edificação. Na hora de adquiri-los, toda atenção é necessária para que se opte não apenas pela beleza, mas também pela eficiência e segurança. Mas o que o consumidor deve saber para escolher o produto mais adequado?

"O ideal é que alguns cuidados sejam tomados desde a elaboração do projeto construtivo e arquitetônico. Tomadas e interruptores estão diretamente relacionados à segurança e ao conforto dos usuários do imóvel", explica Roberto Aimi, diretor da empresa Tramontina Materiais Elétricos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A quantidade e localização dos mesmos devem ser compatíveis com a capacidade das instalações elétricas gerais da construção e com as necessidades de seus usuários. Como regra geral, devem estar próximos das portas, pias e bancadas de trabalho (no caso de banheiros, cozinhas e áreas de serviço). Mas, vale lembrar que o projeto deve prever tomadas para uso esporádico, como ligar o aspirador de pó e os carregadores de celulares, games e tablets, tendo em vista que as pessoas utilizam cada vez mais produtos elétricos e eletrônicos.

Estilo acompanha a decoração

Leia mais:

Imagem de destaque
Baixou!

Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro

Imagem de destaque
Entenda

Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras

Imagem de destaque
13,7 milhões

Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo

Imagem de destaque
Descontos de até 55%

Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina


Apesar de serem produtos funcionais, os interruptores podem fazer toda a diferença na decoração. De tamanhos, cores, desenhos e texturas variados, esses produtos podem oferecer um toque a mais na ornamentação dos ambientes.

Publicidade


O primeiro fator a ser considerado é a cor das paredes, portas e rodapés. Em geral, indica-se que a cor das placas e espelhos acompanhe a tonalidade das paredes. No entanto, há projetos onde o contraste é uma marca. Neste caso, siga o tom do rodapé ou das portas para obter um conjunto harmonioso.


Reprodução
Reprodução


Se a intenção é diversificar os ambientes, não há problema. A casa toda não precisa ser igual. Apenas tome o cuidado de utilizar um único modelo em cada cômodo para que não haja excesso de cores e texturas e a decoração fique poluída.


O mercado já oferece produtos bastante fáceis de montar e que permitem liberdade de composição, a exemplo das linhas que apostam no conceito de modularidade de placas e interruptores. O sistema de encaixe rápido dos interruptores, com montagem frontal dos módulos, minimiza o tempo de instalação.

Na hora de limpar

A limpeza de interruptores e tomadas é simples, mas exige cuidados básicos para evitar a ocorrência de manchas nas paredes. Por isso, o ideal é utilizar apenas pano limpo e úmido, de preferência branco, e água. Ressalta-se, entretanto, que o pano não pode estar encharcado, com risco de molhar as partes energizadas e causar acidentes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo