O número de casais sem filhos no Brasil está em alta. Em 10 anos passou de 13,5% para 15,6% do total de famílias, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como se não bastasse, a parcela de brasileiros solteiros que vivem sozinhos também aumentou. Resultado: uma boa parte da população mora em casas cada vez menores e de fácil manutenção, que liberam a mulher para atividades profissionais. Significa um novo mercado para a decoração em que o grande desafio agregar requinte a espaços reduzidos.
Esse foi o caso da casa móvel projetada no primeiro caminhão de expedição brasileiro, por Isabel Debenetti, arquiteta da S.C.A., fabricante de móveis planejados, que está patrocinando o projeto "Brasil Pelo Buraco da Agulha". Trata-se de uma iniciativa inédita do fotógrafo português, Mica Costa-Grande, em que o baú do caminhão, além de abrigar a casa, funciona como maior câmera fotográfica do mundo e está percorrendo o Brasil para registrar os traços de nossa cultura.
A arquiteta revela que em apenas 17 metros quadrados foram projetados banheiro, escritório, dormitório, cozinha e lavanderia. Só para se ter uma idéia, há oito meses o fotógrafo e sua mulher, acompanhados por dois filhos, viajam nesta casa sobre rodas fotografando o País, e não têm do que reclamar quanto ao conforto. Cada detalhe foi minuciosamente planejado. Por exemplo, para assegurar a integridade dos mantimentos e utensílios durante a movimentação do caminhão, foram utilizados suportes internos específicos. Além disso, sistemas de abertura de portas por elevação se convertem em maior praticidade ao uso com visualização otimizada do espaço interno.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
O projeto, ressalta Isabel, utiliza o que há de melhor em mobiliário, criando um ambiente agradável e moderno com materiais resistentes e de fácil limpeza. A exploração da área vertical possibilita a otimização do espaço e torna os ambientes mais arejados. Esta simples medida permitiu a instalação de fogão, microondas, geladeira e até uma lavadora de roupas na casa móvel.
Para quem pretende decorar espaços, aliando requinte e praticidade, a dica mesclar os novos revestimentos em branco brilhante contrapondo com o efeito rústico e o toque da madeira (acabamento texturizado), resultando num espaço bonito e sem monotonia.
A utilização de um padrão claro como base para piso e paredes aumenta a profundidade e perfeito para quem tem um espaço reduzido. A empresa patrocinadora desse projeto cultural possui revendas no Brasil e no exterior e pode ser acessada pelo site www.sca.com.br.
O projeto itinerante do fotógrafo português está em fase final e vai resultar nas maiores panorâmicas do País, que serão apresentadas em diversos países, levando a visão de um estrangeiro sobre o Brasil a outros continentes.