Notícias

UFPR cria mobiliário-divisória para habitações populares

31 dez 1969 às 21:33

O projeto Kits Faça-Você-Mesmo, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está beneficiando uma família da Cohab em Curitiba. Os moradores vão experimentar uma solução de mobiliário-divisória, produto desenvolvido pelo Núcleo de Design e Sustentabilidade, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Design da UFPR. As pesquisas já possibilitaram também o desenvolvimento de propostas para Kits de tesouras de cobertura e estudos preliminares para kits de coleta de água de chuva.

Os kits são direcionados à população de baixa renda e contam com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), por meio do Programa de Tecnologia de Habitação (Programa Habitare) e da empresa Masisa. Há também parcerias técnicas com as empresas M&M Móveis, InforLine, PlacaCentro e Hettich Brasil.


O produto em teste é uma divisória-armário composta de painéis modulados, que pode ser usada tanto como parede entre cozinha e sala como entre quarto e sala. Estas possibilidades foram priorizadas em função de uma pesquisa de campo realizada na Comunidade Sambaqui, também implantada através de programa habitacional da Cohab, em Curitiba, e que mostrou como uma grande demanda a oferta de soluções mais flexíveis para vedações internas.


"A substituição de uma parede convencional por um mobiliário oferece o potencial de aumentar a área útil da habitação e de reduzir gastos com a aquisição de um armário", explica o professor Aguinaldo dos Santos, coordenador do projeto "Projeto Kits Faça-Você-Mesmo coordenados modularmente para cobertura e mobiliário-divisória de habitações de interesse social", integrado ao Programa Habitare/FINEP. Segundo ele, além de desenvolver os produtos priorizando encaixes e uniões que facilitem a intuição no processo de montagem e desmontagem, o trabalho inclui a produção de manuais e animações ilustrativas.


As pesquisas têm como desafio o desenvolvimento de produtos leves, compactáveis, de montagem fácil, rápida e intuitiva, para ser realizada, preferencialmente, por uma ou duas pessoas não especializadas. Há também um foco na sustentabilidade das peças. Um relatório parcial do projeto pode ser consultado no site : www.design.ufpr.br/nucleo/kits

De acordo com o grupo de pesquisadores, em breve serão realizados testes mercadológicos, junto às lojas da empresa M&M Móveis. A pesquisa prevê ainda a construção de show room experimental em uma das lojas da empresa próxima às regiões de baixa renda, para avaliação da atratividade do produto. (As informações são da Revista Habitare)


Continue lendo