O projeto Kits Faça-Você-Mesmo, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está beneficiando uma família da Cohab em Curitiba. Os moradores vão experimentar uma solução de mobiliário-divisória, produto desenvolvido pelo Núcleo de Design e Sustentabilidade, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Design da UFPR. As pesquisas já possibilitaram também o desenvolvimento de propostas para Kits de tesouras de cobertura e estudos preliminares para kits de coleta de água de chuva.
Os kits são direcionados à população de baixa renda e contam com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), por meio do Programa de Tecnologia de Habitação (Programa Habitare) e da empresa Masisa. Há também parcerias técnicas com as empresas M&M Móveis, InforLine, PlacaCentro e Hettich Brasil.
O produto em teste é uma divisória-armário composta de painéis modulados, que pode ser usada tanto como parede entre cozinha e sala como entre quarto e sala. Estas possibilidades foram priorizadas em função de uma pesquisa de campo realizada na Comunidade Sambaqui, também implantada através de programa habitacional da Cohab, em Curitiba, e que mostrou como uma grande demanda a oferta de soluções mais flexíveis para vedações internas.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
"A substituição de uma parede convencional por um mobiliário oferece o potencial de aumentar a área útil da habitação e de reduzir gastos com a aquisição de um armário", explica o professor Aguinaldo dos Santos, coordenador do projeto "Projeto Kits Faça-Você-Mesmo coordenados modularmente para cobertura e mobiliário-divisória de habitações de interesse social", integrado ao Programa Habitare/FINEP. Segundo ele, além de desenvolver os produtos priorizando encaixes e uniões que facilitem a intuição no processo de montagem e desmontagem, o trabalho inclui a produção de manuais e animações ilustrativas.
As pesquisas têm como desafio o desenvolvimento de produtos leves, compactáveis, de montagem fácil, rápida e intuitiva, para ser realizada, preferencialmente, por uma ou duas pessoas não especializadas. Há também um foco na sustentabilidade das peças. Um relatório parcial do projeto pode ser consultado no site : www.design.ufpr.br/nucleo/kits
De acordo com o grupo de pesquisadores, em breve serão realizados testes mercadológicos, junto às lojas da empresa M&M Móveis. A pesquisa prevê ainda a construção de show room experimental em uma das lojas da empresa próxima às regiões de baixa renda, para avaliação da atratividade do produto. (As informações são da Revista Habitare)