As luminárias-esculturas de Lucas Isawa, artista que transita com fluência pelas diversas manifestações das artes visuais, compõem a mostra ''Um Novo Cardume'', no Museu da Casa Brasileira, da Secretaria de Estado da Cultura, com curadoria de Marcelo Suzuki. Criadas a partir da tradição koinobori, quando uma carpa de tecido ou papel tremula contra o céu e parece nadar contra a correnteza, a mostra oferece a rara oportunidade de admirá-las agrupadas, o que gera uma percepção de conjunto incomum e surpreendente. Com a mostra ''Um novo cardume'', o MCB se integra às comemorações oficiais do Centenário da Imigração Japonesa.
''São objetos mutáveis, seja através da brisa que os faz mudar de posição, seja através da luz, realçando a estrutura, leveza e transparência de peixes e animais marinhos em três dimensões. As luminárias de Lucas Isawa são inspiradas nas carpas presentes nas festas e tradição de jogos de crianças, trazidas para o Brasil pelos imigrantes japoneses'', explica Marcelo Suzuki.
No Japão, famílias com filhos homens hasteiam, no dia 5 de maio, sobre um mastro de bambu, o Koinobori, que é uma carpa colorida de tecido ou papel. Quando o Koinobori é visto tremular junto ao céu azul tem-se a impressão de estar vendo uma carpa nadando contra a correnteza. O Koinobori representa o Dia dos Meninos, e a carpa é um símbolo de força, persistência, bravura e sucesso. A prática de hastear o Koinobori surgiu no século XVII.
Serviço: Abertura: 27 de maio, às 19h30. Workshops gratuitos: de 14 a 28 de junho (inscrições pelo fone 11 3032-2499). Visitação: 28 de maio a 6 de julho, no MCB - Av. Faria Lima, 2705 - Tel. 11 3032-3727.