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Colour Futures

"Toque de Limão" é a cor que dará o tom em 2011

Redação Bonde
13 out 2010 às 14:44

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- Divulgação
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Por representar simplicidade, tranquilidade e criatividade, um tom de amarelo esverdeado denominado "Toque de Limão" foi escolhido pelo Colour Futures 2011 como a cor do próximo ano. Segundo o estudo, o ano de 2011 será de apreciação - é o momento de nos satisfazermos com o que temos, com a vida cotidiana e as pequenas alegrias e o "toque de limão" é uma cor que surpreende e reflete esse renovado entusiasmo pela vida.

"O azul de 2010 era um tom claro que simbolizava a renovação da energia. Agora, para 2011, temos o "Toque de Limão", cor que representa o resultado desse entusiasmo. É um tom imaginativo, lúdico, otimista. O azul é uma cor etérea aberta e cheia de esperança. Como continuidade, temos o ‘Toque de Limão’, que é brilhante e ao mesmo tempo aconchegante, surpreendente", diz Paola Vieira, Gerente Global de Colour Marketing.

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Mesmo sendo um tom incomum, o "Toque de Limão" é flexível e pode ser usado em qualquer ambiente, tanto para combinações contrastantes quanto harmônicas. Essas associações podem ser feitas com tons neutros frios, violetas profundos, azuis bem definidos e tons pastéis.

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Tema central

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O tema "Apreciação" ressalta um momento mais sereno e feminino vivido atualmente pela sociedade: "Podemos encontrar significado em objetos simples e na própria atmosfera familiar. É a serenidade do chá em oposição à cultura frenética do café", ressalta Paola, complementando que "depois de renovar as esperanças, a busca agora é pelo caminho para uma vida mais descontraída, de estarmos contentes com o que temos e acalentar o que nos pertence, com carinho e orgulho."


Nesse contexto, o Colour Futures desenvolveu cinco temas para 2011: "A Beleza do cotidiano", "Buscando o caminho", "Alegria instantânea", "Feito com amor" e "Magia molecular".

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"A sociedade busca o que é essencial e relevante. Se atualmente é possível manipular e melhorar tudo digitalmente, vemos uma busca pelo verdadeiro, real e honesto. O Colour Futures é a tradução desse comportamento", explica Benito Berretta, diretor de marketing da AkzoNobel para América Latina.


"A Beleza do cotidiano" - Está relacionado com a ideia de apreciação e satisfação com o que já temos, englobando a aceitação da vida real e procurando canalizar a energia no que é essencial e relevante. A base da casa se torna simples e informal, focada no aqui e agora. Representa um retorno a um sentido universal de verdade, honestidade e harmonia. O lar é o lugar onde ficamos à vontade e podemos ser nós mesmos. Por isso conforto e "domesticidade" são as palavras-chave. A paleta é reminiscente de todas as coisas simples e cotidianas que conhecemos, como o céu, um vaso com flores, frutas e legumes maduros, temperos e especiarias.

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"Buscando o caminho" - Estamos à procura de uma maneira mais clara, simples e ordenada de se viver. Como indivíduos, devemos compreender qual é nossa identidade cultural e global. Tentar arrumar a desordem de nossas mentes, lares e atitudes nos ajuda a entender o sentido de nossa comunidade local e do mundo como um todo. Ao mapearmos internamente nosso dia a dia, tornamos possível a simplificação e estruturação das coisas. A paleta é inspirada por sinais, mapas e arquitetura urbana. Neutros mais puros são realçados por tons pastéis de mapas antigos e cores brilhantes, provenientes das sinalizações de rua. O mapeamento feito com o uso de cores é um jeito eficaz de decodificar nosso meio ambiente. Tons mais primários são muito úteis na definição de espaços, contrastando com os neutros em combinações que podem variar de calmante a vibrante.


"Alegria instantânea" - Este tema mostra um enfoque mais jovem e descontraído ao sentido que a palavra prazer pode representar em nossas vidas. Trata-se de um estado de leveza que é de fácil acesso e nos cativa por sua temporalidade e animação. "Alegria instantânea" é surpreendente, à medida que destaca o mesmo espírito de restaurantes, lojas e galerias "pop-up", ou seja, que não tem a intenção de permanecer para sempre. Aqui se brinca com o ato de criar por simples divertimento, e vemos que é possível encontrar magia a partir de coisas rotineiras. A paleta reflete o frescor de sorvetes, sucos e vitaminas - são tons pastéis com um fundo marrom como o papel craft.

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"Feito com amor" - Realçamos nesse tema o respeito pelo simples trabalho artesanal, espírito de honestidade, retidão e autenticidade que são característicos de uma nova ética do design. Cada vez mais, buscamos conhecer o ciclo de vida dos materiais e produtos que compramos, bem como sua procedência. Permitir que a qualidade e o valor dos materiais transpareçam promove um sentido mais democrático ao design. A paleta para o "Feito com amor" é formada por tons de madeira, argila, barro e brim. Cores eternas que são reavivadas por um tom de amarelo que é inspirador e otimista. Os tons são harmônicos e podem ser misturados e combinados tranquilamente.


"Magia molecular" - Este tema nos leva a olhar sob o microscópio e perceber que podemos nos surpreender muito com o resultado. Trata-se de um lugar estimulante e colorido que exerce fascínio também sobre designers e artistas. Aqui os materiais são inteligentes e animados, adaptando e modificando-se. O foco não é somente na forma, no invólucro, mas sim no produto que está por baixo da embalagem e no que pode nos trazer de benefício. A inspiração é proveniente de bactérias e organismos do fundo do mar. A paleta microscópica e computadorizada é forte e viva - tons que pulsam com muita vitalidade. Verdes, turquesas e púrpuras são colocados lado a lado a cores sutis e subliminares. Tons muito profundos são reavivados por cores extremamente saturadas.

O Colour Futures é um estudo global de tendências, previsões e desenvolvimento de cores da AkzoNobel.


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