A automatização da construção civil já é uma realidade. Mais competitiva e capaz de reduzir o tempo da obra pela metade, a tecnologia de Paredes Duplas é a solução construtiva para cronogramas rígidos
O setor da construção civil vive um momento sem precedentes. Às carências de infraestrutura, sempre recorrentes, somam-se os investimentos necessários para a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016. Não obstante, o Programa Minha Casa, Minha Vida e os grandes lançamentos privados de novos empreendimentos imobiliários movimentam o mercado.
Os retornos, em termos de melhoria de vida para a população, parecem certos. Mas a demanda esconde também uma grande oportunidade: a de modernização dos sistemas construtivos existentes no País. O momento é ideal para intensificar a competitividade, estimular a produção e a industrialização do setor da construção civil.
Diante de prazos estreitos, o sistema de construção convencional já se mostrou falho devido à falta de precisão, de escala, à morosidade, além de ser gerador de desperdício e estar susceptível a imprevistos de ordem meteorológica e de flutuação de custos.
A tecnologia das Paredes Duplas
Tempo, precisão e uniformidade são os pontos-chave do sistema construtivo de Paredes Duplas. A tecnologia que, comparada ao sistema convencional, permite concluir uma obra em menos da metade do tempo, antecipa o retorno sobre o investimento, é ecologicamente correta - tem desperdício zero - e tem projeto customizado.
Segundo o engenheiro e diretor da Sudeste, Fabio Casagrande, o sistema lógico de produção permite que o projeto saia de fábrica com todas as especificações necessárias para a montagem. "Por ser controlado digitalmente e ter ampla flexibilidade quanto às dimensões, o sistema de Paredes Duplas permite a construção customizada e em escala". O sistema também racionaliza mão-de-obra e favorece o isolamento termo-acústico.
Dúvidas frequentes
1) É preciso ter um projeto, elaborado por um engenheiro civil, para obter um orçamento junto à Sudeste? Para o orçamento não é necessário, mas para a execução da obra sim. É preciso um projeto bem definido, além do projeto das instalações elétricas e hidráulicas.
2) Em que tipos de obras as Paredes Duplas Sudeste são ou não indicadas? A Parede Dupla Sudeste pode ser aplicada em praticamente qualquer tipo de construção e também ser integrada como parte de uma construção convencional. Entre as inúmeras aplicações, destacam-se: galpões industriais, residências, prédios comerciais e residenciais, escolas, presídios, hospitais, túneis, caixas d'água, piscinas, silos, muros de arrimo, entre outros.
3) A fundação da obra é feita pela Sudeste? Pode ser feita pela Sudeste ou pelo cliente. O projeto da fundação é fornecido pela Sudeste caso o cliente opte por executá-la.
4) Como é feita a entrega das Paredes Duplas? Existe uma distância limite? Os elementos são embarcados em racks padronizados na ordem de montagem pré-determinada e transportados até o canteiro de obras. O custo deste transporte é de responsabilidade do comprador.
5) Como e quem faz a montagem das Paredes Duplas? Uma pequena equipe de trabalhadores especializados executa a montagem dos módulos no canteiro de obras em questão de dias e, em alguns casos, de horas. A montagem no canteiro de obras é feita a partir do içamento das peças, que é realizado por máquinas. Depois é feito o preenchimento de concreto entre as paredes, e então a Parede Dupla Sudeste está pronta para atuar como uma estrutura de concreto monolítica, com as mesmas propriedades de uma parede da mesma espessura concretada in loco.
6) Após a instalação das paredes no canteiro de obras, como fica o processo de acabamento? O sistema construtivo de Paredes Duplas permite que o projeto seja completamente customizado, prevendo aberturas para portas, janelas, sistema elétrico e hidráulico. Pelo fato de as Paredes Duplas Sudeste serem lisas e homogêneas, também não há necessidade de aplicação de massa corrida.
Serviço:
www.sudeste.ind.br