Os tapetes indianos sempre foram famosos pelo mundo inteiro por conta de sua qualidade em arte feita à mão. Se os de fios comuns já não saem baratos, imagine um inteiramente bordado com pedras preciosas.
É uma destas preciosidades que vai a leilão no próximo dia 18 de março, em Doha, no Qatar. Trata-se de um tapete centenário feito interamente de pedras preciosas. A peça, no passado, era destinada a adornar o túmulo do Profeta Maomé - homem símbolo do Islamismo.
Confeccionado em 1860 a mando de um marajá indiano que desejava prestigiar o jazigo do profeta, o tapete possui duas mil pérolas marinhas, além de diamantes, rubis e esmeraldas, conectados por vidro colorido.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Estima-se que os artesãos que o fizeram tenham levado 5 anos para concluir a obra. Tanto trabalho assim não vai sair barato: o diretor internacional de novos mercados da Ásia e da Europa, Henry Howard-Sneyd, afirma que o leilão começará com o lance de US$ 5 milhões e que provavelmente chegará aos US$ 20 milhões (valor em que está avaliada a peça).