A sustentabilidade, tema tão debatido nos dias de hoje, especialmente quando o assunto é produção de alimentos, chega aos escritórios de arquitetura e decoração, numa proposta da 12ª Haus Innen MDI – Exposição de Interiores e Decoração de Londrina - novo nome da Mostra de Decoração e Interiores, com o qual o evento foi realizada por 11 anos. Pela primeira vez, o evento acontece tendo um tema para conduzir os projetos dos profissionais.
"A idéia foi, realmente, propor este desafio aos nossos profissionais e mostrar para a cidade como eles pensam a sustentabilidade em seus projetos. E estão aparecendo propostas muito interessantes", adianta a coordenadora geral e executiva do evento, Jacqueline Luz.
Ela enfatiza que os ambientes da Haus Innen MDI terão, obrigatoriamente, que utilizar produtos ou acabamentos que reflitam o tema. "Temos, hoje, desde tintas até objetos de decoração que têm essa preocupação, como por exemplo, o trabalho de associações que transformam folhas de bananeira em peças realmente bonitas", observa.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Alguns profissionais também mostrarão como a madeira de demolição pode ser reaproveitada com bom gosto, levando aconchego aos ambientes e evitando o corte de novas árvores.
A 12ª Haus Innen MDI, embora com novo nome, tem o mesmo objetivo principal das edições anteriores: evidenciar ao público em geral o trabalho dos arquitetos e decoradores de Londrina e região. "Geralmente, o trabalho desses profissionais fica restrito aos proprietários dos imóveis e às pessoas que freqüentam suas casas. Com o evento, todo o público tem acesso a esse trabalho", comenta a arquiteta e coordenadora técnica da mostra, Andréia Scherer Hovgesen.
Ela destaca ainda que é uma oportunidade para que as empresas apresentem ao público em geral seus produtos e lançamentos. Para esta edição, estão confirmadas a participação das empresas Roca, Luxaflex, Quasar Tintas, Balaroti, Marel, Casa & Cia, Votorantim, Pado e Londrina Tintas.
O evento acontece de 20 de julho a 10 de agosto, numa residência de 800 metros quadrados, construída na década de 70, em estilo neocolonial, com ares de vila italiana. A casa fica na avenida Maringá, 1.594 e pertence a Gilberto Soares Santos.