Impulsionadas pelo aquecimento do mercado de construção civil, muitas construtoras e incorporadoras aproveitaram o ano de 2010 para investir mais em tecnologia da informação e ampliar sua capacidade de atuação e gerenciamento de dados, tendência que deve prosseguir também durante 2011, com o objetivo de proporcionar serviços cada vez mais diferenciados.
Nesse contexto, a busca por um sistema de gestão capaz de atender todas as necessidades das empresas é baseada em soluções que possam oferecer os melhores resultados como um todo. Para isso, a Mega Sistemas Corporativos, oferece o Mega Construção, software de gestão integrada, que vem se destacando como referência por ser uma das soluções mais completas para o segmento.
Giovanni Sugamosto, diretor comercial do Mega Construção, explica que o sistema é desenvolvido para atender construtoras, incorporadoras e empreiteiras em todas as suas atividades. Desde a viabilização do empreendimento, acompanhamento e controle da obra, gestão de vendas, atendimento ao cliente, administração dos recebíveis, análises gerencias e controladoria. O software já é utilizado por centenas de construtoras e incorporadoras no Brasil.
Leia mais:
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Prédio sem conservação na Duque de Caxias em Londrina incomoda comerciantes
"A solução permite um acompanhamento diário no andamento da obra, indicando as áreas cujos prazos estão dentro do cronograma estipulado e aquelas que por algum motivo estão em atraso. Foi-se o tempo em que os engenheiros e arquitetos faziam as obras apenas confiando na eficiência da prancheta, pois com o acirramento da concorrência do setor, tudo precisa ser calculado e acompanhado constantemente, o que é impossível sem uma ferramenta de gestão eficaz", analisa Sugamosto.
No total, o Mega Construção é composto por 16 módulos, que podem ser adaptados de acordo com a necessidade de cada empresa. Entre eles estão: Gestão Comercial (venda de unidades), Carteira de Recebíveis (contratos de incorporação), Gestão de Empreiteiros (contratos com terceirizados), Administração de Obras (orçamento, planejamento e acompanhamento), CRM (pré e pós-venda), Controladoria (contabilidade, tributos e patrimônio), Materiais (suprimentos e estoque), Finanças (contas a pagar, contas a receber e home bank), Painel Gerencial (estudo de viabilidade, fluxos e planejamento estratégico), entre outros.
Sugamosto aponta que outro grande diferencial do Mega Construção é o fato de ser um sistema totalmente legislado, ou seja, de estar constantemente atualizado com a legislação vigente. "Estima-se que, no Brasil, ocorram duas alterações em normas a cada hora. Essas mudanças constantes, aliadas às mais de 170 obrigações acessórias que as empresas precisam cumprir, tornam o sistema tributário muito complexo e suscetível a erros. Por isso a importância de se ter um sistema que contemple essas atualizações em tempo real, uma vez que eventuais erros podem trazer graves prejuízos às empresas", destaca.
Tecnologia Web
Alinhada com as principais tendências do mercado, uma das funcionalidades que vem obtendo posição de destaque na solução Mega Construção funciona por meio de portais "full web", que oferecem uma interface de uso do ERP através da Internet, permitindo o acesso imediato à consulta e inclusão dos dados mais importantes através do site da empresa, com todas as informações integradas ao sistema. Através dessa funcionalidade são disponibilizados dois canais de atuação: o Portal de Vendas e o Portal do Cliente.
Direcionado para auxiliar a área de vendas das construtoras e incorporadoras, o Portal de Vendas permite o acesso à visualização de todos os empreendimentos em andamento, espelho de vendas, imagens, cadastro e análise de propostas de vendas, cadastro de prospects, e outras informações de uso rotineiro, tudo com a vantagem de poder acessá-las a qualquer hora e de qualquer lugar. Ou seja, o corretor pode estar no stand de vendas do empreendimento ou em visita pessoal a um prospect e as informações estarão sempre disponíveis para seu acesso.
Da mesma forma, as vantagens também se estendem aos clientes das construtoras e incorporadoras através do Portal do Cliente, que possibilita o acesso à consulta de suas informações financeiras, emissão de segunda via de boletos, pagamento e antecipação de parcelas, emissão de extratos, declaração para imposto de renda, fale conosco, etc.
"Segurança, facilidade de uso e agilidade nas operações são os principais benefícios proporcionados pela funcionalidade web. Ampliando o canal de relacionamento entre empresa e cliente, a ferramenta possibilita aos prospects fazer propostas de compra via Internet, abrindo ainda mais os canais de venda da empresa com conseqüente aumento do volume de negócios da companhia", completa o diretor da Mega Sistemas.
Mais de 50 clientes do Mega Construção já utilizam o Portal de Vendas e o Portal do Cliente e comprovam os resultados que a funcionalidade agrega à companhia. Em tempos nos quais a convergência digital é um processo natural e inevitável, as empresas que optam por soluções que facilitem a rotina dos clientes passam a atuar com maior vantagem competitiva frente à concorrência, alcançando posições de destaque e resultados expressivos no mercado.
"Não é mais possível que um segmento como o de construção civil esteja alheio às tecnologias disponíveis no mercado. A forma como uma empresa lida com as ferramentas de gestão pode determinar o sucesso ou o fracasso de um determinado negócio. A Mega introduziu uma série de conceitos em seus produtos que os tornam um forte conjunto de ferramentas de apoio operacional, gerencial e de tomada de decisões. Isso significa que nossos clientes passam a dispor de mais tempo para se dedicar aos seus negócios, já que sabem que contam com uma ferramenta de gestão altamente confiável e eficiente", conclui Giovanni Sugamosto.
Serviços
Para saber mais acesse www.megaconstrucao.com.br