Notícias

Sistema construtivo promete obras em tempo recorde

31 dez 1969 às 21:33

Uma casa de 250 m² levaria meses para ser construída utilizando-se paredes de alvenaria convencionais. Erguida com paredes duplas de concreto pré-fabricadas, além de mais segura e resistente, a mesma obra pode ser finalizada em menos de uma semana. Pode parecer utópico, mas não é. E essa realidade está muito próxima do mercado brasileiro de construção civil.

Em fase final de implantação, a primeira fábrica de paredes duplas de concreto pré-fabricadas da América Latina, está sendo construída pela Sudeste em Nova Odessa, no Estado de São Paulo. A fábrica colocará em breve o produto à disposição do setor em todo o País, por meio de um avançado sistema de construção circular, que otimizará todo o processo, desde a aprovação do projeto até a entrega da edificação.


Referência no mercado de construção pré-fabricada, a Sudeste foi buscar a tecnologia para desenvolvimento do sistema construtivo circular e fabricação das paredes duplas na Europa, onde já são largamente comercializados, assim como na América do Norte. Embora a tecnologia venha de fora, os mecanismos implantados na fábrica em Nova Odessa foram desenvolvidos pela Sudeste. "Desenvolvemos uma tecnologia com alto teor de informação, sistema produtivo totalmente automatizado e industrializado em processo circular, tipo carrossel, controlado digitalmente. Ou seja, alta produtividade com mão-de-obra reduzida", explica Fábio Casagrande, sócio-diretor da empresa de pré-fabricados, dizendo que a capacidade de produção diária será de 2.100 m², o suficiente para construir um prédio de 10 m de altura e 150 m de comprimento por dia.


Esse sistema construtivo circular prevê cinco etapas - aprovação do projeto, produção, transporte, montagem e entrega, todas integradas por software. Trata-se de um processo construtivo automatizado, que constitui uma revolução para o mercado em termos de tempo de execução e praticidade, pois não necessita de mão-de-obra especializada para montagem, sendo uma possível solução para um dos principais gargalos da construção civil atualmente - a falta de mão-de-obra. Tudo isso em torno de um produto inovador, que impressiona pela resistência - após concretada, a construção torna-se uma estrutura monolítica extremamente estável.


Ideais para construção de residências, escolas, indústrias, prédios públicos e presídios, as paredes duplas pré-moldadas já saem da fábrica com acabamento fino e também possibilitam customização - batentes, janelas, saídas de encanamento e energia, aplicação de pintura, textura, etc. São ainda ecologicamente corretas - zero resíduos, zero desperdício.

Embora ainda não tenha sido lançado, o produto foi a sensação no Concrete Show South America 2008, maior evento de tecnologia sobre concreto da América Latina, realizado de 26 a 28 de agosto no Transamérica Expo Center em São Paulo, que nessa edição contou com uma série de palestras e mesas-redondas sobre possíveis soluções para o setor de paredes de concreto, atestando a carência do mercado por um produto novo no segmento.


Continue lendo