Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Desperdício zero

Sistema construtivo promete obras em tempo recorde

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

As paredes duplas pré-fabricadas são largamente usadas na Europa e na América do Norte - Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma casa de 250 m² levaria meses para ser construída utilizando-se paredes de alvenaria convencionais. Erguida com paredes duplas de concreto pré-fabricadas, além de mais segura e resistente, a mesma obra pode ser finalizada em menos de uma semana. Pode parecer utópico, mas não é. E essa realidade está muito próxima do mercado brasileiro de construção civil.

Em fase final de implantação, a primeira fábrica de paredes duplas de concreto pré-fabricadas da América Latina, está sendo construída pela Sudeste em Nova Odessa, no Estado de São Paulo. A fábrica colocará em breve o produto à disposição do setor em todo o País, por meio de um avançado sistema de construção circular, que otimizará todo o processo, desde a aprovação do projeto até a entrega da edificação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Referência no mercado de construção pré-fabricada, a Sudeste foi buscar a tecnologia para desenvolvimento do sistema construtivo circular e fabricação das paredes duplas na Europa, onde já são largamente comercializados, assim como na América do Norte. Embora a tecnologia venha de fora, os mecanismos implantados na fábrica em Nova Odessa foram desenvolvidos pela Sudeste. "Desenvolvemos uma tecnologia com alto teor de informação, sistema produtivo totalmente automatizado e industrializado em processo circular, tipo carrossel, controlado digitalmente. Ou seja, alta produtividade com mão-de-obra reduzida", explica Fábio Casagrande, sócio-diretor da empresa de pré-fabricados, dizendo que a capacidade de produção diária será de 2.100 m², o suficiente para construir um prédio de 10 m de altura e 150 m de comprimento por dia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais movimento

Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?

Imagem de destaque
Confira

Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022

Imagem de destaque
2.022,00

Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo

Imagem de destaque
656 municípios

Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo


Esse sistema construtivo circular prevê cinco etapas - aprovação do projeto, produção, transporte, montagem e entrega, todas integradas por software. Trata-se de um processo construtivo automatizado, que constitui uma revolução para o mercado em termos de tempo de execução e praticidade, pois não necessita de mão-de-obra especializada para montagem, sendo uma possível solução para um dos principais gargalos da construção civil atualmente - a falta de mão-de-obra. Tudo isso em torno de um produto inovador, que impressiona pela resistência - após concretada, a construção torna-se uma estrutura monolítica extremamente estável.


Ideais para construção de residências, escolas, indústrias, prédios públicos e presídios, as paredes duplas pré-moldadas já saem da fábrica com acabamento fino e também possibilitam customização - batentes, janelas, saídas de encanamento e energia, aplicação de pintura, textura, etc. São ainda ecologicamente corretas - zero resíduos, zero desperdício.

Embora ainda não tenha sido lançado, o produto foi a sensação no Concrete Show South America 2008, maior evento de tecnologia sobre concreto da América Latina, realizado de 26 a 28 de agosto no Transamérica Expo Center em São Paulo, que nessa edição contou com uma série de palestras e mesas-redondas sobre possíveis soluções para o setor de paredes de concreto, atestando a carência do mercado por um produto novo no segmento.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo