Conceitos de sustentabilidade e de educação ambiental norteiam a primeira Passarela Verde da cidade de São Paulo, inaugurada em novembro na capital paulista. O projeto executado pela Fakiani Construções foi desenvolvido pela Todescan/Siciliano Arquitetura. A obra é uma parceria entre a prefeitura de São Paulo e o Unibanco.
Na obra, o telhado verde retém as impurezas do ar e reduz o calor urbano. Outras tecnologias sustentáveis são o piso de borracha produzido a partir de reciclagem de pneus; o calçamento do entorno permeável, que colabora com o escoamento da água; e os coletores de recicláveis para a separação dos resíduos.
O projeto também privilegiou a inclusão, através da adoção do piso de borracha para portadores de necessidades especiais e dois elevadores que garantirão acesso às pessoas com mobilidade reduzida, como idosos e cadeirantes. As laterais dos elevadores foram construídas com as ecoplacas - chapas planas fabricadas a partir da reciclagem de embalagens de pastas de dente.
Leia mais:
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Prédio sem conservação na Duque de Caxias em Londrina incomoda comerciantes
A Passarela Verde da cidade de São Paulo realiza a ligação de duas importantes regiões, com trânsito estimado de cinco mil pessoas diariamente. A sustentabilidade está presente também no estímulo ao uso de meios de transporte públicos.