Atualmente, iluminação não é apenas sinônimo de conforto, mas segurança e qualidade de vida, porque além de oferecer bem-estar, estimula o ser humano a produzir da melhor maneira possível, proporcionando boa visibilidade e comodidade para os ambientes.
Para salas e quartos, por exemplo, um ambiente pessoal e privativo da casa, a escolha do plafon deve obedecer características que remetem ao aconchego, sensação peculiar desse espaço. Portanto, é comum a utilização de um plafon no ponto central do teto, com duas ou três lâmpadas incandescentes, que podem ser dimerizadas, isto é, que permite alterar o interruptor comum por um dimmer, capaz de regular a intensidade de luminosidade do cômodo.
Já nos corredores, que costumam ser espaços menores e necessitam de maior iluminação para proporcionar boa visibilidade, são utilizados plafons mais próximos do teto, com lâmpadas de alta intensidade (eletrônicas e fluorescentes), que iluminam mais e são mais econômicas.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Os banheiros necessitam de uma atenção especial na hora de escolher os acessórios de iluminação; por isso, é recomendado o uso de plafons com bases acopladas às cúpulas, que impedem a entrada de vapor e umidade, o que diminui a vida útil das lâmpadas. No entanto, é indicado utilizar lâmpadas incandescentes, pois as eletrônicas se deterioram com mais facilidade.
Outras dicas indispensáveis na hora de comprar um plafon:
• Verificar a qualidade dos soquetes e fios utilizados;
• Analisar a questão da durabilidade, por meio do acabamento da cúpula de vidro do acessório;
• Conferir os procedimentos utilizados na montagem do plafon, pois isso vai indicar a facilidade ou dificuldade de manutenção do produto;
• Prestar muita atenção na compatibilidade da lâmpada a ser utilizada, de acordo com a indicação do fabricante;
• Por fim, procurar sempre por produtos de empresas conceituadas no segmento de iluminação.
*Walter Fioretto Campagnare, gerente de marketing e consultor em projetos da Startec