Quem nunca ganhou uma linda "peça de família" que, aparentemente, não combina com o restante dos móveis, quadros, vasos e tapetes de casa? Ou ainda, quem nunca foi à casa da avó e viu um objeto antigo de decoração que ficaria lindo na sua sala. Seja qual for o motivo, se você gosta de objetos retrô e não sabe como usá-los, saiba que eles ganham cada vez mais destaque na decoração de ambientes.
Antes de mais nada, é preciso definir o que é uma decoração retrô. Segundo a designer de interiores Gabriela Polidoro a decoração retrô é uma forma de remeter ao passado sem deixar que o ambiente fique antiquado. "As peças ‘antigas’ tornaram-se tendências de decoração, já que, com elas temos a possibilidade de tornar qualquer ambiente elegante, despojado e, acredite, moderno", esclarece.
Como usar retrô
Não existem peças definidas: pode ser uma almofada, um armário, um quadro ou até mesmo uma geladeira. "Geralmente, o que os clientes procuram são tapetes, objetos e ornamentos decorativos, molduras, quadros, estofados e almofadas.
Aos que vão mais além, os objetos mais procurados são geladeira ou freezer, cadeiras, poltronas, sofás, tapetes, azulejos, armários e mesas", diz Gabriela.
Se você quer inovar a decoração de um cômodo específico ou da casa inteira, confira as dicas e sugestões a seguir: