Quem nunca ganhou uma linda "peça de família" que, aparentemente, não combina com o restante dos móveis, quadros, vasos e tapetes de casa? Ou ainda, quem nunca foi à casa da avó e viu um objeto antigo de decoração que ficaria lindo na sua sala. Seja qual for o motivo, se você gosta de objetos retrô e não sabe como usá-los, saiba que eles ganham cada vez mais destaque na decoração de ambientes.
Antes de mais nada, é preciso definir o que é uma decoração retrô. Segundo a designer de interiores Gabriela Polidoro a decoração retrô é uma forma de remeter ao passado sem deixar que o ambiente fique antiquado. "As peças ‘antigas’ tornaram-se tendências de decoração, já que, com elas temos a possibilidade de tornar qualquer ambiente elegante, despojado e, acredite, moderno", esclarece.
Como usar retrô
Leia mais:
Novas regras da Caixa para financiamento de imóveis em vigor
Mansão de Hebe Camargo vai a leilão, mas não recebe lances
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras
Não existem peças definidas: pode ser uma almofada, um armário, um quadro ou até mesmo uma geladeira. "Geralmente, o que os clientes procuram são tapetes, objetos e ornamentos decorativos, molduras, quadros, estofados e almofadas.
Aos que vão mais além, os objetos mais procurados são geladeira ou freezer, cadeiras, poltronas, sofás, tapetes, azulejos, armários e mesas", diz Gabriela.
Se você quer inovar a decoração de um cômodo específico ou da casa inteira, confira as dicas e sugestões a seguir:
Quartos infantis, de hóspedes ou dormitórios convencionais vão bem com papéis de parede com formas que lembrem o passado, com cores claras e neutras. "Trocar a mobília também pode ser uma boa opção. Existem armários que são charmosos e dão um toque de romantismo ao ambiente", sugere Gabriela Polidoro.
"Uma boa pedida para quem não quer gastar muito, é optar por tapetes e objetos de decoração, como rádios, mesas, abajures e pendentes, para decorar a sala de estar", aconselha a designer de interiores.
Se a sua ideia é deixar a cozinha com um ar retrô, a sugestão é a troca de armários. "O ambiente deve ser muito bem planejado para não atrapalhar o fluxo e as atividades exercidas ali. É interessante que se invista em armários, pois são itens de fácil substituição", diz Gabriela.
Se quiser uma decoração retrô, preciso mudar tudo? Calma, não pense que será necessário sair correndo para uma loja e trocar todos os móveis para ter essa decoração. Para começar, basta escolher acessórios que mais se adequem aos móveis do ambiente escolhido para a mudança. "Algumas peças mescladas dão um tom charmoso ao ambiente", finaliza a designer de interiores Gabriela Polidoro. (Fonte: Dicas de Mulher)