Vou construir um loft e a ideia é substituir o telhado convencional por uma laje piso cujo espaço poderá ser usado como terraço. Qual a solução mais viável para os problemas de dilatação e posterior infiltração dessa laje, além do isolamento térmico?
Lofts são galpões nova-iorquinos que foram transformados em moradias na década de 1960, sem telhado e em formato de caixote. Usá-los como referência é uma ótima ideia, mas tenha como base as seguintes regras:
Não deve usar laje sem telhado para áreas grandes, pois o sol é cruel e mesmo com impermiabilização a laje não aguenta. Para áreas pequenas, o ideal é usar neutrol e vedacit mais uma camada de pedras, brita ou argila expandida para proteger contra rachaduras causadas pelo sol. Porém o ideal é usar manta asfáltica com revestimento cerâmico, argila expandida ou até mesmo grama para complemento (neste caso deve-se ter um tratamento específico para a irrigação e drenagem).
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Para a área que não haverá acesso de pessoas, use platibanda, com rufos, calhas e madeiramento mínimo, e a telha tipo fibra (no mercado existem telhas de materiais ecológicos com inclinação mínima de 8%), que ajuda no isolamento térmico.
■ Ricardo Grangera - arquiteto