Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Tamanho adequado

Saiba como escolher a caixa d'água ideal para o seu imóvel

Redação Bonde
03 set 2014 às 13:21
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A utilização da caixa d’água na estrutura do imóvel é fundamental para garantir o abastecimento de água em casa, principalmente em épocas de estiagem e racionamento. Para auxiliar na escolha do modelo ideal para a residência, o coordenador de materiais básicos da Telhanorte, Cícero Carvalho apresenta dicas e orientações essenciais para quem vai comprar o produto.

Cálculo da capacidade de armazenamento

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Inicialmente, é preciso definir a capacidade adequada do reservatório a partir de um simples cálculo: "o cliente deve considerar o consumo médio diário de 150 litros por pessoa e multiplicar esse número pela quantidade de moradores da casa. Em seguida, multiplica-se o resultado por três, como dias adicionais de reserva", explica Carvalho. Com o resultado em mãos, é possível definir a litragem ideal para o imóvel, que pode ser a partir de 300 litros.

Leia mais:

Imagem de destaque
Baixou!

Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro

Imagem de destaque
Entenda

Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras

Imagem de destaque
13,7 milhões

Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo

Imagem de destaque
Descontos de até 55%

Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina


Divulgação
Divulgação


Local de instalação e dimensões do reservatório

Publicidade


Geralmente, as caixas d’água são instaladas em cima da laje da casa, em uma superfície plana, resistente e de fácil acesso para manutenção e limpeza. Nesses casos, Cícero ressalta que é preciso verificar o espaço entre a laje e o topo do telhado para definir o tamanho ideal da caixa d’água.


Escolha do material

Publicidade


Outro fator importante é a escolha do material da caixa d’água. Atualmente, o mercado oferece diversos modelos de reservatórios que atendem todos os portes de casa. Dentre os principais materiais, estão o polietileno, a fibra de vidro e o aço inox. "As caixas de polietileno e fibra de vidro são mais utilizadas em imóveis residenciais por serem leves, fáceis de limpar e terem proteção contra raios ultravioletas", argumenta o especialista. Adicionalmente, Carvalho explica que as caixas de inox são as mais resistentes e duráveis do mercado, além de possuírem uma boa retenção térmica.


Complementos e acessórios

De acordo com Cícero, caixas d’água com tampas, filtros, boias e conexões soldadas são as melhores para compor a estrutura da casa, pois evitam o contato da água com sujeiras e facilitam a instalação do reservatório. O especialista ainda acrescenta que mesmo com a garantia do reservatório de água em casa, o consumo consciente e o cuidado com a qualidade da água são fundamentais para o bem-estar de todos os moradores da casa. "Ao instalar a caixa d’água, o consumidor deve pensar em todo sistema hidráulico da casa, inclusive na manutenção e na economia da água. Por isso, é fundamental realizar a limpeza da caixa d’água a cada seis meses e investir em produtos economizadores que garantam qualidade e eficiência no consumo", conclui.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo